segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Solomon Burke (1940 - 2010)


Ricardo Icassatti Hermano

Ontem, na Holanda, morreu aos 70 anos de idade o compositor e cantor americano Solomon Burke. Um dia especialmente triste para mim. Sou um fã declarado da música negra americana. Gosto de tudo, desde o puro e santo Gospel das igrejas até a pecaminosa Soul Music.

A música exerce um papel importante e provoca reações inspiradoras em mim. Embala os momentos bons e conforta nos momentos ruins. Dá significado, luz e cor às amizades, aos amores, ao trabalho, à vida, à luta. Burke era um dos meus favoritos e chorei copiosamente quando vi a notícia da sua morte na televisão. Agora mesmo, enquanto escrevo este post, não consigo evitar as lágrimas.

Não sei se é assim com todo mundo, mas a minha vida tem uma trilha sonora. Assim como num filme, todos os momentos importantes da minha vida são marcados por músicas. Quase todas desse filão da chamada Black Music, entronizada pela lendária gravadora Motown.

Burke é genial e suas músicas marcam bons momentos da minha vida

A Soul Music, como o Blues, o Jazz, o R&B, e toda a música negra americana, abriga os estilos romântico e o dançante de festa. Um leque de emoções que os negros americanos conseguiram magistralmente traduzir em música, mas com um diferencial: sempre trazem uma mensagem de esperança. Solomon Burke era um mestre do romântico e da esperança. Sua inspiração, como para todos os demais, eram as músicas Gospel.

Natural da Philadelphia, Burke viu vários desses estilos nascerem, incluindo o Rock'n Roll e o R&B. Criou o seu próprio e por isso era considerado um pioneiro. Dentre os vários apelidos artísticos que ganhou, era chamado de The King of the Rock'n Soul. Começou a vida como pastor, mas sendo dono de uma voz poderosa, logo passou a comandar um show de rádio gospel.

Como todo Rei que se preza, Burke cantava sentado num trono

Dali foi um pulo para a carreira artística. Nos anos 1960 e aconselhado por ninguém menos que Little Richard, o pastor assinou contrato com a Atlantic Records, onde gravou seu primeiro sucesso, o cover de uma música country chamada Just Out of Reach. Daí em diante, é história. Ganhou os seus dois Grammy Awards e foi incluído em 2001 no Rock and Roll Hall of Fame.

Burke e um dos seus Grammy Awards

Solomon Burke era um gigante da música e vai fazer muita falta ... especialmente para mim. Fiquem com uma das mais belas músicas dele, A Change Is Gonna Come (Uma Mudança Está a Caminho). Por que no dia 31 de outubro, o Brasil poderá decidir entre ter um futuro ou viver no atraso. Poderá decidir se a mudança virá ou não.



2 comentários:

Absinto Muito disse...

passamos e gostamos do blog, gostaríamos que se pudesse também conhecesse o nosso. Um abraço!
http://absintomuitorock.blogspot.com/

eva mooer disse...

Minha vida tambem tem um tema....ele me acompanha em todos os momentos.Me fortalece,me dá animo e esperança.Gostei do seu Tema e da definição sobre a música em sua vida.
abraços