terça-feira, 19 de outubro de 2010

Esclarecimento e Adams Óbvio


Ricardo Icassatti Hermano

Nos últimos dias, a disputa eleitoral tem se acirrado e uma excrescência dos anos 1970 resolveu reaparecer. É a tal da "patrulha ideológica", que utilizando um maniqueísmo rasteiro e babaca tenta dividir o mundo entre os bonzinhos e éticos e os mauzinhos e aéticos. O problema é que nessa divisão, os espertos sempre posicionam os bonzinhos à esquerda e os mauzinhos à direita.

Como era de se esperar, a "patrulha" acabou encontrando o Café & Conversa para encher o meu saco. Por isso, fiz um necessário esclarecimento no Twitter e agora repito aqui. O lendário publicitário Adams Óbvio já dizia que o óbvio sempre nos escapa, porque fazer o óbvio exige muita análise. Para analisar é preciso pensar e pensar é o trabalho mais árduo que as pessoas têm que fazer. E elas não gostam de pensar nem um pouco além do necessário.

Divido irmamente este espaço cibernético com o amigo e jornalista Romoaldo de Souza. Temos ideias e posicionamentos completamente diferentes sobre vários assuntos e aspectos da vida. Em momento algum nos passou pela cabeça que isso poderia ser um impedimento para a nossa amizade, porque somos homens inteligentes e temos compreensão do que seja o "direito" e a "liberdade". Sabemos viver e conviver sob um regime democrático.

A democracia brasileira é jovem e frágil. Ao contrário da propaganda, ela corre perigo sim. Políticos de todos os matizes tramam contra ela todos os dias. O PT faz isso abertamente, inclusive documenta a sua intenção de exterminá-la e seu líder único vocifera que quer extirpar partidos adversários. Tudo isso sob a máscara do jogo democrático. Disputam eleições, falam em liberdade, em progresso, desenvolvimento e fim da pobreza. Assim como seus ídolos Fidel Castro e Hugo Chavez.

Nos preocupamos demais em ter logo eleições diretas para presidente da República, pensando que os demais fundamentos da democracia viriam por gravidade. Estamos vendo que não é bem assim. Enquanto crianças de 16 anos de idade já podem votar, ainda discutimos a liberdade de opinião e de expressão, censura, religião etc. É aí nessa lacuna que se movimentam as tais "patrulhas ideológicas". Elas não gostam de quem pensa, opina e se expressa livremente.

Alguns desses "patrulheiros" andaram fazendo insinuações e cobranças à pessoa errada. Deveriam se dirigir exclusivamente a mim, mas foram em cima do Romoaldo. Eu optei por votar no candidato tucano José Serra. O Romoaldo fez a opção dele e sobre a qual só ele pode falar.

O fato de dividirmos este blog não significa que tenhamos de pensar exatamente da mesma maneira nem fazer as mesmas escolhas políticas. Parece óbvio, mas para algumas pessoas é difícil entender conceitos básicos como respeito ao direito do outro.

Da mesma forma, Romoaldo não precisa da minha autorização para manifestar o que pensa sobre qualquer assunto e expressar-se através do blog. Ele é um homem livre, vivendo sob um regime democrático.

Não vou discutir direitos com quem quer que seja. Direito se exerce, não se discute. Não preciso da licença de ninguém para exercer os meus. Rechacei toda e qualquer "patrulha ideológica" na década de 1970 e o farei novamente se for necessário. Os "patrulheiros" acham que podem ditar o que devemos pensar, falar e fazer. Coelhinho peludo, zebrinha listrada, oncinha pintada, vão se fu***!!!

Se alguém não gosta do que escrevo, não leia. Procure um blog "progressista" e seja feliz. Também esqueçam o Romoaldo, porque quem vai votar e faz campanha de graça para o José Serra sou eu. Portanto, se alguém não gosta do fato de que eu exerço livremente os meus direitos, venha se queixar comigo e apenas comigo. Estou inteiramente à disposição dos interessados.

O blog Café & Conversa não é "progressista" e não recebe qualquer espécie de patrocínio. Seja estatal ou privado. Escrevo aqui porque quero, porque gosto e continuarei escrevendo até quando entender que deva. Não sou filiado a partido político e não devo satisfação a ninguém além da minha consciência.

Recebemos de braços abertos críticas, opiniões, observações, reparações, cumprimentos e elogios através de um endereço de e-mail (cafeconversa@gmail.com) e na área reservada a comentários. Não somos tolerantes com anônimos, que serão simplesmente deletados. Erros serão corrigidos assim que forem detectados.

As avaliações sobre cafés e cafeterias feitas por nossa iniciativa são custeadas por nós mesmos. Não aceitamos cortesias ou brindes de quem quer que seja nesse processo de avaliação. Interessados em nossa opinião, nos enviam grãos e/ou pó de café para serem avaliados e é só.

Espero não ter que retornar a esse assunto. Mas, se for necessário, me limitarei a disponibilizar um link para este post.

Nenhum comentário: