sábado, 25 de setembro de 2010

Lena Gasparetto e o pink americano


Ricardo Icassatti Hermano

Uma das coisas bacanas a respeito do blog Café & Conversa é que ele nasceu sob a égide das muitas amizades que Romoaldo e eu tivemos a sorte de arrebanhar ao longo da vida. Outro aspecto legal é que o blog nos permitiu fazer novas e boas amizades por todo o Brasil e pelo mundo. Todos esses amigos - antigos e novos - são gente generosa, que fica feliz em colaborar como o nosso esforço prazeroso.

Várias dessas amizades já deixaram aqui suas impressões sobre a vida, as artes, o café, o mundo. Fotografaram e compartilharam tudo o que as maravilhou e também um monte de receitas maravilhosas, verdadeiros segredos de família guardados por gerações. É muita generosidade e muita sorte podermos conviver com essas pessoas e sua carga de conhecimento.

Somos realmente privilegiados por podermos contar com o carinho e a colaboração de mulheres como Little Mary, Catita de Mônaco, Rosão Avião, Raíssa Abreu, Elina Rodrigues, Silvia Gomide, Lena Gasparetto, Kátia Maia, Mariinha, Juju Cury, Adriana Nasser, Anna Magal, Kivia Gomes, Djania Savoldi, Raquel Alves e as aquisições mais recentes Memelia Moreira, Clara Favilla e Isabel Favilla. Se esqueci alguém, me perdoe. Minha memória virou memória RAM ...

Hoje, trazemos o relato e as fotos enviados pela Lena Gasparetto, uma Patissière de mão cheia que se dedica ao único ingrediente em todo o mundo capaz de acalmar uma mulher na TPM: o poderoso chocolate. Ela esteve viajando pelo Texas e pela ensolarada Califórnia, onde foi conhecer vinícolas e restaurantes. Generosa, visitou algumas cafeterias a nosso pedido. Infelizmente, não deu tempo de levar a caneca ...

Lena Gasparetto

Uma semana em San Francisco, da qual tirei um dia e meio para visitar Napa Valley; mais focada em Yountville e adjacências. Sou uma eterna aprendiz sobre vinhos, cuja paixão paralela aos doces me enriquece...

Em meio aos restaurantes de chefs estrelados em Yountville, despontam verdadeiras jóias de cafés charmosos, para onde migram os clientes da Bouchon Bakery, depois de longa e ansiosa espera na fila para devorar as gostosuras do premiado chef Thomas Keller, proprietário no local do The French Laundry e do Bouchon Bistrô. Dono também do Per Se, em Nova York, eleito em 2010 o 11° melhor restaurante do mundo pelo Guia Michelin.

Como a bakery não possui mesas, o jeito é andar com as caixinhas à procura de um bom café para harmonizar com os doces. Tudo à pé e muito pertinho, já que a cidade é minúscula e as lojas e restaurantes concentrados a poucos passos uns dos outros.

Num dia quente de verão, a 35°C como estava naquele, eu imaginava como as pessoas sentem tanto prazer em tomar um café nas mesas ao ar livre... mas elas simplesmente adoram!

Avistei a casa de tijolos aparentes (coisa bem tipica por lá) do Pacific Blues Café e entrei para olhar. Em ambiente com ar condicionado, as mesas de dentro eram privilegiadas.

Imagine o dia em que Brasília tiver uma profusão de cafeterias bacanas assim

Mas lá o cardápio era mais amplo. Lanches e refeições servidas o dia todo, das 8 da manhã às 9 da noite, davam prazer e matavam a fome dos menos sortudos que não tinham reservas nos "restôs" badalados ou que não queriam gastar tanto.

Havia um balcão interno e para provar apenas o espresso, de pé mesmo no balcão, pedi um "double shot" porque simplesmente não gosto dos espressos italianos que você toma meio gole e já acabou tudo... Muito bom. Encorpado, acidez equilibrada, notas de frutas e um leve defumado me deram um ânimo pra enfrentar o calor de céu azul californiano novamente.

Atravessei a pequena rua cheia de verde, e logo de deparei com um lugar inusitado, pra dizer o mínimo: Uma linha de trem "aposentada". Com vagões reformados e adaptados em 9 suites, formavam o Napa Valley Railway Inn - uma mini pousada cujos preços não eram doces... de US$ 170 até US$ 280 a diária! Tava lotado!

O Caboose Café era um anexo charmosíssimo e muito bem estruturado em cafés com qualidade de grãos, baristas e atendimento. Macchiatos e café-lattes com espuminhas desenhadas, como no Brasil.

Caboose Café

Nada de xícaras gigantes, nem espuma jogada de qualquer jeito. Eram cafés bem tirados, montados e servidos como um expert sabe fazer. Era O café, coisa muito rara nos EUA. Claro, pra aliviar o calor, existiam as bebidas geladas, em drinks com ou sem sorvetes. Esmero. Havia duas mesas com 2 ou 3 cadeiras. Nunca vazias, claro...

Já em San Antonio, minha amiga de infância, brasileira que mora no Texas há 15 anos, me levou entre outros lindos lugares, numa bakery, a Sugarbakers, gracinha, recém-inaugurada, com sofás de encosto pink, e capitonês aplicados em toda sua altura.

A Lena tentando harmonizar com o pink da Sugarbakers

Estilo americano, é verdade. Mas de lá saíam fornadas de cookies de todos os tipos e a todo momento. E cinnamon rolls, bars, danishes, e tudo que eles fazem de melhor.
Sentei com minha amiga pra dar boas risadas em volta de meia dúzia de espressos (nós duas) que, embora servidos numa caneca, estavam um primor. Surpreendeu.

Fornada de cookies da Sugarbakers para acompanhar o café

Enquanto ela ligava para o marido e filha pra avisar que ia chegar mais tarde (eu estava hospedada com ela), de lá ela insistiu em me levar a uma Happy Hour - mas isso
já é uma outra história...

A verdade é a seguinte: em volta de uma bela xícara de café, seja ele espresso ou de coador, com a fumaça exalando o aroma da cafeteira, nossas almas ficam mais leves,
nossa cabeça pensa melhor e o coração é capaz de sorrir. Experimente!!


Quem quiser saber sobre a outra parte da viagem da Lena, basta acessar o blog dela: http://www.helenagasparetto.com.br/

4 comentários:

Helena Gasparetto disse...

Amigo Kassatti!

Obrigada pela citação "pink" à minha pessoa... (Risos.....)

A verdade é que eu sou uma apaixonada por cafés. Não vivo sem eles, e por isso dou muito valor a lugares fofos e competentes porque visual e sabor, na minha opinião, andam juntos sempre!

E convido a todos a ler o meu post completo sobre minha viagem à YOUNTVILLE, no meu Blog www.helenagasparetto.com.br

Beijão, e obrigada!

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Lena, Napa Valley sempre me pareceu um roteiro interessante. Agora ficou ainda mais ;-)

LENA GASPARETTO disse...

Mari, você é muito fera em viagens!! Honrada!

Beijos

Café & Conversa disse...

Querida Lena,

Como sempre, o prazer é todo nosso : )

Beijão!

Café & Conversa