quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Segundo Dia no Rally dos Sertões


Ricardo Icassatti Hermano

Nosso intrépido correspondente Romoaldo de Souza completou o segundo dia no Rally dos Sertões. Infelizmente já sofreu a primeira baixa no equipamento. A máquina fotográfica digital tomou um banho de rio e perdeu o foco. Assim, boa parte das fotos se perdeu. Mas, conseguimos salvar algumas.

Ele também se embabanou com o GPS e andou meio perdido ...

Fiquem com o relato do Romoaldo.


SEGUNDO DIA NO RALLY DOS SERTÕES

Romoaldo de Souza

Acho que a máquina deu pau. Caiu dentro d'água...

Bom, começamos o segundo dia saindo de Caldas Novas e percorrendo quase 500 km rumo a Unaí, nas Minas Gerais. Enfrentei uma poeira doida.

Que dia louco. Pela manhã, ainda em Caldas Novas, fazia 11º e resolvi tomar um banho quente de piscina.É, em Caldas Novas tem disso. Piscina de água quente. Aí, é sempre bom aproveitar enquanto estava deserta. Nadei por meia hora e depois lavei as meias e as cuecas na piscina também. Lavar roupa com água quente é bem melhor.

A Land Rover descansando no acampamento das equipes

Sabia que o dia seria puxado, com 447 km a serem percorridos até o Noroeste de Minas (Unaí), a Cidade das Águas Escuras, como era chamada pelos indígenas.

Voltando à civilização, ao menos à minha civilizada Land Rover. Hoje, ela aguentou um batente de estradas esburacadas. Poeira de terra fofa como talco e cascalho. Vez ou outra, resolvia dar uma derrapada. Mas, no geral, nos comportamos bem.

Nosso correspondente enfrentando a estrada de talco vermelho

De passagem por uma "vendinha" no municipio de Ipameri (GO), conheci o Seu Benedito, apreciador de café amargo. Enquanto os carros dos competidores passavam por vistoria, eu conversava com Seu Benedito.

Essa máquina de competição é do modelo que a Elina gosta

Ele me jurou que o grão que usa foi levado por tropeiros da região de Poços de Caldas. Encorpado o café do Seu Benedito. Pena que ele já torra com rapadura. Sem dúvida, fica um café doooooce, mas esconde a complexidade do grão ...

Outra fera do Off Road

Voltando ao volante. No trecho entre Ipameri e a divisa de Goiás com Minas Gerais, peguei uma estrada de chão que o piso parecia goma. Terra solta de novo. O GPS me deu uma informação, eu entendi outra e acabei percorrendo 20 km no rumo errado. Depois tomei rumo, mas já tinha rodado 20 km desnecessariamente.

As mulheres também estão competindo com caminhão e moto

Outra curiosidade nesse percurso é que, já chegando em Unaí, tem uma pequena plantação de café. Parei para conversar com o administrador da fazenda, mas ele disse que não tinha muita informação sobre o tipo de grão plantado ali.

Peguei o telefone do fazendeiro. Depois eu ligo

Antes de cruzar a BR 040, encontrei Um riosinho tão limpo ... 3 da tarde, 40º de temperatura. Pensei, pronto, hora de nadar pelado. Parei a Land Rover e tomei um belo banho. Pena que quando fui vestir a roupa, a máquina fotográfica caiu na água.

Amanhã é dia de Alto Paraíso e suas "esoterices". Sexta-feira, 13, agosto ... Conto depois.

Nenhum comentário: