quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Música do Dia na Land Rover do Romoaldo - Here Comes The Sun - Nina Simone


Ricardo Icassatti Hermano

A essa altura do Rally dos Sertões, o Romoaldo já deve estar pra lá de Alto Paraíso e perto do chamado Paralelo 14, onde dizem existir um portal mísitco ligando a Chapada dos Veadeiros à cidade inca de Machu Pichu. Uma espécie de teletransporte esotérico paranormal quântico. Apesar da geografia não confirmar essa tese, pois o Paralelo 14 não atravessa o Peru e muito menos o Brasil. Mas, mitos são mitos.

Aquela região é cheia dessas coisas e estórias. Em Alto Paraíso tem até um aeroporto abandonado que, dizem os nativos, de vez em quando é utilizado por discos voadores. A aparição dessas espaçonaves e seus tripulantes depende, claro, de quanto Gergeliko a pessoa tenha ingerido, injetado, cheirado, bebido, mastigado ou fumado ...

Chapada dos Veadeiros, lugar cheio de mistérios ....

E bastou o blog favorito das galáxias alertar para a possibilidade do Romoaldo esbarrar em algum E.T., que os petistas desesperados com os seguidos fiascos da sua candidata Pitbull resolveram embarcar na onda e liberaram informações secretas sobre OVNIs guardadas em segredo pelo governo.

Leve-nos ao seu líder ... o José Serra

Que falta de criatividade. Poderiam inventar um factóide melhor para angariar votos entre os ufólogos. Ou então isso deve ser mais uma ideia brilhante do "guru da internet" para mostrar que o governo Lula e a sua candidata são "transparentes" e "não escondem nada" ...

Mas, voltando ao Romoaldo, imaginem a seguinte cena. Madrugada em plena Chapada. Aquele momento em que a natureza silencia à espera do sol. Todo movimento cessa. Dentro da barraca, a luz de uma laterna quebra a paralisia. O som do zíper da porta da barraca ecoa solitário pelos vales. Aos poucos, sai da barraca o nosso bravo correspondente.

O espetáculo vai começar!

Com uma cafeteira French Press na mão direita e o pacote de café na esquerda, Romoaldo se aproxima da fogueira quase apagada. Enche a chaleira com água, reaviva o fogo e começa a preparar o seu desejejum. O sol está prestes a nascer. O frio ainda é intenso.

O destemido repórter então se dirige à sua Land Rover e escolhe uma música apropriada ao momento. Assim que a música começa a tocar, o sol também começa a expulsar a noite e aquecer os sertões. Romoaldo senta ao pé da fogueira e assiste ao espetáculo do sol nascendo no alto da Chapada ao som de uma deusa do jazz, Nina Simone.

E quem foi essa deusa? Falecida em 2003, na França, aos 70 anos de idade, Eunice Kathleen Waymon foi uma esplêndida cantora de soul, gospel, blues e jazz, além de pianista e compositora afro-americana. Aos 20 anos, adotou o nome artístido de Nina Simone porque queria cantar escondida dos pais a então chamada "música do Diabo", o bom e velho blues.

Viveu a época braba do racismo nos EUA e sofreu tudo a que tinha direito. Foi perseguida por defender publicamente o combate radical ao racismo. Sua canção Mississipi Goddamn se transformou num hino da causa negra. A música fala do assassinato de quatro crianças negras numa igreja de Birmingham em 1963.

Uma voz, uma deusa ...

Ela cantou no funeral do pastor Martin Luther King. Caiu na besteira de se casar com um policial nova-iorquino, que a espancava. Nina Simone esteve duas vezes no Brasil e até gravou com a cantora baiana Maria Bethania. Seu último show ocorreu em 1997 no Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque.

E o Romoaldo? Postado à beira de um canyon, bebendo um excelente café, comendo Gergeliko, assistindo o nascer do sol e ouvindo Here Comes The Sun, uma composição do eterno Beatles George Harrison.

Haja Gergeliko ...


Here Comes The Sun
Gorge Harrison
Interpretada por Nina Simone

Here comes the sun, here comes the sun,
and I say it's all right

Little darling, it's been a long cold lonely winter
Little darling, it feels like years since it's been here
Here comes the sun, here comes the sun
and I say it's all right

Little darling, the smiles returning to the faces
Little darling, it seems like years since it's been here
Here comes the sun, here comes the sun
and I say it's all right

Sun, sun, sun, here it comes...
Sun, sun, sun, here it comes...
Sun, sun, sun, here it comes...
Sun, sun, sun, here it comes...
Sun, sun, sun, here it comes...

Little darling, I feel that ice is slowly melting
Little darling, it seems like years since it's been clear
Here comes the sun, here comes the sun,
and I say it's all right
It's all right



Nenhum comentário: