quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Mingau de Aveia, comfort food


Ricardo Icassatti Hermano

Comidas deliciosas podem ser ultra elaboradas, envolver diversos ingredientes. Mas, também podem ser absolutamente simples, com um ou dois ingredientes apenas. Nem por isso uma é melhor que a outra. Elas são diferentes na técnica de preparo, na quantidade de trabalho que dão ao chef, mas são igualmente deliciosas. Cada qual no seu devido momento.

As mais simples, geralmente são as chamadas "comfort food", porque são feitas em casa, sem a necessidade da precisão milimétrica dos utensílios profissionais. Geralmente também são acompanhadas de uma imensa dose de carinho das mãos de quem as elaborou.

Todo mundo tem o seu repertório pessoal de comfort foods. Aquelas comidas que conseguiam nos fazer parar de chorar quando éramos crianças. Não importava o quanto o ralado no joelho estivesse doendo, aquela comida preparada pela mãe ou avó especialmente para nós, anestesiava e curava qualquer sofrimento ...

No meu repertório, brilham o Purê de Batatas e o Mingau de Aveia. Outro dia desses, eu zanzava pelo Twitter quando li um post da Patissèrie Helena Gasparetto, dona do blog Marshmallow. Curtinho, sucinto, ela dava a sua receita de Mingau de Aveia. Rapidamente capturei a preciosidade e uma foto, que ela postou no dia seguinte, do dito cujo pronto para ser consumido.

Um prato muito simples, fácil de fazer, saudável até dizer chega e tremendamente gostoso. Não sei porque as cafeterias que servem café da manhã não têm Mingau de Aveia no cardápio. Eu sairia de casa numa boa apenas para comer essa maravilha. Leiam a receita e façam. Não esqueça de nos chamar para experimentar : )

Mingau de Aveia
Receita da Helena Gasparetto

Ingredientes

- 2 colheres sopa de aveia em flocos finos
- 1 xícara de leite
- 1 colher sopa de açúcar (ou o equivalente em adoçante)
- 1 cravo
- Canela em pau
- Canela em pó para polvilhar
- 1 pitadinha de sal
- Gotas de extrato de baunilha

Preparo

Junte todos os ingredientes, menos a canela em pó, numa panela e leve ao fogo até ferver. Ferva até engrossar. Polvilhe canela em pó e sirva. Decore com algumas frutas ou incremente com geleias e castanhas moídas. Ouse, invente : )

Buáááá!!! Buáááááááá!!! Será que ninguém vai ficar com pena de mim?

Nenhum comentário: