domingo, 15 de agosto de 2010

Lula e o Tênis


Ricardo Icassatti Hermano

Fui jogador de Tênis. Apenas como esporte de lazer. Há alguns anos não dou umas raquetadas na bolinha amarela, mas continuo gostando do esporte e assistindo os grandes torneios pela TV. De maneira bem simplória, posso até ser considerado um burguês por não ser pobre, mas não consigo me ver dessa maneira. Nada contra a burguesia.

Dia desses, o presidente Lula foi flagrado em vídeo tentando convencer Leandro, um garoto então com 17 anos de idade e morador de comunidade carente, que o Tênis "é esporte da burguesia porra". Mais adiante, de maneira bem simplória e didática, ele ensina ao governador Sérgio Cabral o que deveria fazer para enganar a imprensa e os eleitores.

Em seguida, o governador fanfarrão incompreensivelmente resolveu xingar o garoto. Talvez insatisfeito com as críticas e por ter sido desmascarado diante do seu grande líder ... ou talvez estivesse turbinado e fora de si ... sei lá. Só sei que é estranho. Especialmente para quem gosta de cultivar a imagem do "carioca gente boa".

Fiquei matutando. Por que Lula disse aquelas barbaridades?

Sou jornalista da área política. Lula disse aquelas barbaridades porque aquilo é o Lula real e não o Lula sorridente da propaganda. O Lula real é preconceituoso, raivoso, vaidoso (não se sabe a razão), ególatra, mentiroso e não gosta de se sentir limitado por regras, leis, normas etc. O Lula se acha e acha que pode tudo. Por isso mesmo, é um protótipo de ditador.

A internet é realmente uma benção, porque para cada "qualidade" que apontei no Lula, existe um vídeo no YouTube em que ele confirma todas elas. A internet é uma benção porque permite a um garoto de 17 anos fazer o que a imprensa deveria fazer e não faz. Vejam um pequeno exemplo.




Ao contrário, a imprensa ajuda o Lula. Os jornalistas que cobrem política conhecem o Lula e estão carecas de ouvir suas asnices e seus rompantes ditatoriais e até criminosos. Mas, pegam aquele monte de m**** e lapidam até que fique com jeito de "estadista que sabe do que está falando".

Mas, voltando ao esporte. Além do preconceito, por que Lula não gosta do Tênis? Ora, porque é um esporte em que prevalecem as regras, o jogo leal, o mérito do jogador e o juiz é soberano. Lula despreza tudo isso. E foi fácil fazer a associação com a burguesia, porque os burgueses cultivam a obediência às regras, a lealdade, o mérito e acreditam em justiça.

Os burgueses acreditam no trabalho e no esforço individual como instrumento de evolução de uma sociedade. Isso os diferencia dos criminosos que se travestem de políticos. E não se iludam, esses sujeitos transitam por todos os partidos.

Lula gosta de futebol, onde se faz gol de mão, se engana o juiz, se compra resultados e a violência corre solta. E onde os dirigentes resistem a qualquer mudança nessa bandalha. Não é atoa que ele também gosta de política e não se empenhou em fazer uma reforma nessa área. Aliás, não se empenhou em nada que não fosse montar um curral eleitoral nos moldes dos piores coronéis nordestinos. Não é coincidência estar aliado a esses coronéis agora.

Como pudemos assistir estarrecidos ultimamente, Lula também não dá a mínima para a vida humana. Especialmente quando são opositores dos seus amigos ditadores sanguinários, assassinos psicopatas.

Analisando os grandes atletas do Tênis, a maioria esmagadora veio da pobreza. São poucos aqueles que abandonaram uma vida de facilidades para se entregar ao treinamento 24 horas por dia e sete dias por semana. Isso exige garra, desprendimento, auto-sacrifício e foco.

Quando as pessoas vêem os jogadores ganharem torneios milionários, não fazem a menor ideia de quanto suor, lágrimas, sangue, dor e sacrifícios foram necessários, desde os cinco anos de idade, para chegarem ali. Além do talento, claro. É possível encontrar atletas que vieram de uma família de atletas, como o espanhol Rafael Nadal, por exemplo. Mas, também são poucos.

Lula não entende esse tipo de esforço. Até porque o seu esporte predileto está mais ligado a uma garrafa e um copo. E, convenhamos, não é preciso muito esforço para isso. É preciso pouquíssima força de vontade até. Talvez esteja aí a causa da sua confusão mental quando sugeriu ao garoto que praticasse natação "com o bombeiro tomando conta porra". Um esporte realmente popular ...



3 comentários:

fotos by paulo ajuz disse...

Perfeito este seu post.

Lena disse...

Adorei seu blog e este post está maravilhoso! Vou, se me permite, aos poucos, divulgar o conteúdo no meu twitter (@lenasim), no meu blog e no meu facebook, é claro, dando os devidos créditos. Parabéns! A partir de hoje sou sua "follower". A propósito, também sou de Brasília.
E sim, O Lula, ôps, a Dima não pode ganhar esta eleição. Um abraço.

Café & Conversa disse...

Lena,

Ficamos felizes em tê-la conosco. Fique à vontade para usar qualquer conteúdo do blog.

Abraço

Café & Conversa