sábado, 28 de agosto de 2010

Arroz Doce é bom para pesadelos


Ricardo Icassatti Hermano

Noite passada tive um pesadelo terrível. Sonhei que um bando de criminosos, ladrões, sequestradores, assassinos e traficantes fundaram um partido e elegeram o chefe da quadrilha para o cargo de presidente da República.

Esse presidente bandido "governou" por vários anos, pilhou o país feito nuvem de gafanhotos e tentou implantar uma ditadura para se perpetuar no poder. Como não conseguiu, estava tentando eleger uma mulher que parecia um bujão de gás e ninguém conhecia, mas com um passado obscuro e violento. O plano era se perpetuar nos bastidores.

Cumpanhêrada reunida decide criar partido político

A quadrilha - que se camuflava de partido político - usava propaganda mentirosa e pesquisas de opinião compradas para enganar os eleitores. A corrupção corria solta e, com o aparelhamento do Estado, esquemas de extorsão foram montados a partir de informações sob a guarda e o sigilo de repartições públicas.

Acordei apavorado, tremendo e banhado em suor. Achei que estava na Venezuela ou em Cuba. Mas, ainda bem que era apenas um sonho ruim ... ufa!

Socorro!!! Venezuela e Cuba não!!!

Outro dia comentei aqui o excelente filme A Origem (Inception), que trata justamente de sonhos e de técnicas de invasão do sonho alheio para roubar informações sigilosas. Aprendi a não acreditar em coincidências.

Também contei a minha experiência com técnicas de memorização e controle de sonhos. Daí, montes de leitoras e leitores me pediram para dar alguma informação a respeito. Encontrei uns vídeos interessantes sobre essas técnicas num site chamado Howcast. Lá só tem vídeos explicando como fazer qualquer coisa.

Os vídeos estão em inglês, mas traduzi as informações essenciais, passo-a-passo. O primeiro vídeo trata de como manter uma memória dos sonhos, que é o primeiro passo na técnica de controlar os sonhos. O segundo vídeo trata das técnicas de controle do sonho.


Passo 1 - Mantenha ao lado da sua cama um caderno e uma caneta. Escreva tudo o que lembrar do sonho assim que acordar.

Passo 2 - Acorde lentamente. Fique alguns minutos deitado repassando e retendo o sonho na mente. Esse momento entre dormir e acordar é chamado de Estado Hipnagógico. Escreva em seguida.

Passo 3 - Mantenha rotineiramente hábitos ou ritos para dormir, incluindo deitar e levantar sempre nos mesmo horários; comer comidas leves à noite; evitar ingerir cafeína e álcool à noite; e ter um colchão confortável.

Passo 4 - Fale sobre seus sonhos com familiares e amigos. Isso ajuda a lembrar detalhes do sonho e a interpretar símbolos que não entenda.

Passo 5 - Desenhe, no mesmo caderno em que escreve, as figuras que viu em seus sonhos. Às vezes, isso ajuda mais a descrever seu sonho do que escrever.


Passo 1 - Comece a escrever um diário de sonhos, como explicado no vídeo anterior.

Passo 2 - Olhe intensamente para o espelho, títulos de livros e observe seu rosto várias vezes por dia. Nos sonhos, essas imagens estão sempre borradas e pouco nítidas. Fazendo isso enquanto se está acordado, aumenta as aparições nos sonhos, ajudando a reconhecer quando está sonhando.

Dica: Beliscar-se quando está acordado, é uma boa maneira de treinar seu cérebro a reconhecer quando está sonhando, porque quando você se belisca no sonho não sente dor.

Passo 3 - Fale consigo quando estiver começando a dormir, que vai ter um sonho lúcido. Tipo: "Vou ter um sonho lúcido". Pesquisam mostraram que simplesmente instruindo seu cérebro a perceber que está sonhando - especialmente na sugestiva fase pré-sono - ajuda a aumentar as chances de conseguir um sonho lúcido.

Passo 4 - Programe o despertador para tocar uma hora mais cedo que o normal. Quando ele tocar, permaneça acordado por 30 minutos a 60 minutos. Depois volte a dormir. Como você interrompeu um intenso momento de sono REM (Rapid Eyes Moviment), as chances de um sonho lúcido aumentaram de 20% a 50%.

Dica para as meninas: Se você estiver sonhando que o George Clooney está prestes a te beijar, mas também sente que está iniciando o processo de acordar, comece a rodopiar. Isso mantém o sonho andando 96% das vezes.

Passo 5 - Uma vez que você já consegue perceber que está sonhando, comece a comandar o sonho. Voe sobre as montanhas, diga poucas e boas à sua sogra ou namore. Você também pode tentar resolver problemas, praticar para confrontos difíceis e conversar com pessoas queridas que já morreram.

Lewis Carrol teve a inspiração para escrever Alice no País das Maravilhas, após ter um sonho lúcido.

Quanto ao meu terrível pesadelo, fiquei preocupado em passar o dia sobressaltado. Principalmente porque estamos em plena campanha eleitoral e a propaganda tem mostrado candidatos (ou criaturas) horripilantes. Nada estava ajudando.

Vota nimim cumpanhêro, pra eu comprá dois avião

Assim, recorri ao velho truque da comfort food. Fui buscar na infância um daqueles pratos que sempre acalantam nossa alma e nos enchem de segurança. Não importa a causa do desconforto. Basta comer um desses pratos e o medo se vai como fumaça. Como estou na minha Trincheira da Resistência, o prato tem que ter como ingrediente principal o arroz. E essa comfort food é puro arroz e prazer. Vamos a ela.

Arroz Doce

Ingredientes

- 1 1/2 litros de leite
- 2 xícaras de arroz, já lavado
- 3 xícaras de açúcar
- 1 lata de leite condensado
- Canela em pau
- 4 cravos
- 1 colher sobremesa de essência de baunilha

Preparo

Use uma panela bem grande para que o leite não derrame ao ferver.

Cozinhe o arroz no leite junto com a canela e os cravos por 20 minutos. Retire a canela e os cravos. Acrescente o açúcar e a baunilha. Mexa de vez em quando. Deixe no fogo por mais 20 minutos. Adicione o leite condensado e cozinhe por mais 20 minutos.

Passe para uma travessa e cubra com filme plástico rente à superfície. Deixe esfriar e leve à geladeira por 2 horas. Sirva polvilhado com canela em pó.

Não há pesadelo que resista a isso

4 comentários:

Anônimo disse...

Não entendi ?

Vc acha que eu sou petralha por ter falado do filme 400 contra 1 ?

Você conhece a história do filme ? Já o viu ?

A questão de ser anônimo é que não da pra ter livre expressão sem anonimato com a petralhada solta.

Café & Conversa disse...

Caro Anônimo.

Achei que você estava fazendo alguma piada com o filme 300. Em todo caso, não há motivo para ter receio de Petralha. Pode escrever aqui o quanto quiser e assinar com seu nome real. Eu garanto a sua liberdade de expressão : )

Abraço

Anônimo disse...

beleza sem problemas !

era sobre o 400 contra 1 que mostra o conluio entre us cumpanhero e o que viria a ser o comando vermelho hoje !

Daí recomendei o filme :D

abraço

Café & Conversa disse...

Caro Anônimo,

Valeu a dica.

Vamos assistir e depois comentar aqui. Abraço : )