terça-feira, 24 de agosto de 2010

Arroz do Deserto


Ricardo Icassatti Hermano

A seca está de lascar aqui no Planalto Central. E se fosse apenas no clima, seria mais suportável. Mas, a seca atinge as ideias, os valores, os sonhos e toda a luta ferrenha de duas décadas pelo retorno da democracia ao Brasil. Estamos vivendo um avançado e perigoso processo de desertificação.

Temos eleição direta para presidente e crianças de 16 anos de idade já podem votar. Mas ainda nos debatemos com liberdade de expressão e de opinião. A censura se mantém tão maléfica quanto na ditadura militar. A diferença é que hoje a censura é absolutamente cínica. Se reveste de "legalidade" e continua protegendo os bandidos.

Os eleitores brasileiros continuam acreditando em promessas mentirosas. Parecem até gostar disso e não conseguem ver o estrago mais adiante, a falta de futuro para o seus filhos e netos. O coronelismo e a demagogia barata continuam imperando, como se estivéssemos no século 19.

Benvindos ao século 19 ...

Aliás, o atual presidente já nos levou de volta ao século 19. O voto continua sendo comprado descaradamente. Agora, não são sandálias, dentaduras, caminhões pipa ou dinheiro mesmo. Estamos na era das "bolsas" com a pecha de "benefício social". Educação, saúde e segurança? Pra que? Pão e circo bastam.

E a apatia é geral. Os brasileiros se tornaram zumbis tão anestesiados quanto o Michael Jackson antes de morrer. Será que a realidade é tão dura e insuportável para nós quanto era para o Rei do Pop? Não sei ... sei apenas que não era essa a democracia pela qual lutei. Não queria ver o crime organizado formando partidos e tomando conta do meu país.

Restou a resistência. Precisamos aprender com os povos do deserto, que sabem tudo sobre resistência. Quem sabe se começarmos pela comida ...

Os povos do deserto nos deram as mais belas visões do Paraíso

Por isso, hoje trazemos uma receita que vem lá da Arábia, um prato tradicional que simboliza essa força do espírito humano. Como sempre, é fácil de preparar e gostoso de comer. Pegue o seu turbante, a cimitarra e mãos à obra.

Arroz do Deserto

Ingredientes

- 2 xícaras de arroz integral
- 1 xícara de arroz selvagem
- 300 g de carne moída
- Alho picado
- 1 cebola grande picada
- Sal
- Pimenta do reino
- Suco de limão
- 6 colheres de sopa de manteiga
- 100 g de castanha de caju torrada sem sal e picada
- Cheiro verde

Preparo

Enquanto cozinha o arroz, tempere a carne com alho, sal, pimenta do reino e gotas de suco de limão. Refogue a carne com 3 colheres de sopa de manteiga. Junte a cebola picada e refogue mais.

Quando o arroz estiver cozido, retire do fogo e reserve.

Bata as castanhas no liquidificador para ficarem picadas e não moídas. Numa panela, coloque 3 colheres de sopa de manteiga e junte as castanhas. Mexa até que fiquem douradas.

Numa travessa, disponha camadas de arroz, carne, castanha e cheiro verde. Sirva imediatamente.

Fica muito boa essa mistura de tipos de arroz

Nenhum comentário: