terça-feira, 29 de junho de 2010

A Música do Dia - La Llamada - Selena


Romoaldo de Souza


Para os cristãos e os amantes da preguiça como alguns políticos brasileiros, hoje é Dia de São Pedro, o mais fiel dos apóstolos de Jesus Cristo. O primeiro Papa. E aí, alguns políticos, principalmente os nordestinos, dão como desculpa o motivo da "confraternização" com os eleitores para não darem as caras no Congresso nesta semana, por causa dos festejos juninos.


Já quem não está na lista dessa gente, vale lembrar que hoje é o Dia da Telefonista. Confidente, sabe de tudo. Ou quase tudo o que se passa no trabalho. Por ela passam as mágoas, as reclamações e muito mal-humor. É verdade que, às vezes, algumas surpresas agradáveis passam na vida e nos ouvidos dessas profissionais.


Quando trabalhei na Radio Alvorada de Brasília, umas três décadas atrás, tinha uma telefonista lá, dona Jura (se não me engano, era "Jura" de Jurema. Ela detestava tanto o nome, que nunca quisemos falar desse assunto).


Primeiras imagens de telefonistas



Hoje, com mais tecnologia e menos gramática: "estaremos encaminhando ..."


Bom! Uma noite, aí por volta das 19h30, toca o telefone na rádio.


- Alô - berrava, literalmente, a dona Jura.

- Quer falar com quem, meu filho. Quem é?


Assim, dona Jura emendava uma pergunta na outra, sem qualquer cerimônia.


- Com quem? Quem?


Do outro lado da linha um cantor em começo de carreira. Ele próprio ligando de um orelhão na esquina de uma das quadras do Núcleo Bandeirante.


- Diga ao Romoaldo que é Amado Batista. Amado Batista!


- Ah meu filho, vai lamber sabão!!! - gritou dona Jura, desligando enfezada o telefone.


- Quem era? - eu quis saber.


- Trote. Só pode ser essa moçada que não tem Deus no coração. Uma hora dessa dizendo que é Amado Batista. Ah, vá ... - resmungou.


Do outro lado da mesa eu pulei.


- Era ele. Amado Batista vem ao programa Clube dos Namorados, hoje à noite! - na década de 70, esse programa chegou a bater recordes de audiência no rádio de Brasília.


- Meu Deus, Amado Batista e agora? - desesperou-se dona Jura, fã de carteirinha do cantor de "No Hospital"


- No hospital, na sala de cirurgia, pela vidraça eu via você sofrendo a sorrir e seu sorriso aos poucos se desfazendo. Então vi você morrendo... - cantarolou a telefonista com os olhos rasos d'água.


Esperamos mais uma hora e o cantor goiano chegou esbaforido no prédio da Rádio Alvorada, todo desalinhado. Cabelo despenteado.


- Desculpe, gente! Chamei aqui na rádio e uma mulher louca atendeu o telefone, desligou na minha cara e era minha última ficha - esbaforiu-se.


- Ufaa!! Caiu a ficha - desabafou dona Jura.


Dois, três anos depois e já famoso, Amado Batista contou essa história em um programa de TV. Nunca mais tive notícias nem da música de Amado Batista nem de dona Jura.


E foi lembrando dessa histórica bobeada da dona Jura que trouxe hoje a cantora Selena com a música La Llamada (Um telefonema seria a melhor tradução).


Outro dia eu volto para contar a trágica história de Selena. Hoje, a homenagem é para as telefonistas.


La Llamada


Bueno...

Soy yo mi amor, antes de que me cuelgues no' mas dejame explicar que...


No me vuelvas a llamar

Tratando de explicar

Que lo que vi no era cierto

Verguenza debes tener

Si me quieres convenser

Que eres fiel y eres sincero

Oh! Te vi con ella y no puedes negar

Que eran tus labios los que la besaban

Canalla!

No te sirvio de nada

El disimular

Que solo charlaban

No mientas mas!


Si me vuelves a llamar

Yo te vuelvo a colgar

Ya me canse de escuchar

Escusas y mas mentiras


No me vuelvas a llamar

No te voy a perdonar

Otra oportunidad

No te la doy

Si no vales la pena





Nenhum comentário: