segunda-feira, 14 de junho de 2010

A Música do Dia - A Corujinha - Elis Regina


Romoaldo de Souza

Na ponta do lápis, hoje faz 6.335 anos que Noé bateu o martelo na construção da arca, encheu de casais e partiu rumo ao monte Ararat, onde hoje é a Turquia. Segundo conta o Antigo Testamento, a parte digamos menos ideológica da Bíblia, teria chovido 40 dias e 40 noites.

Três anos atrás, um satélite tirou essa foto onde supostamente
a arca teria encalhado, depois do dilúvio. É muita viagem!

É claro que essa viagem de Noé é apenas o lado mitológico da coisa toda. O escritor Thomas Bulfinch, em "O Livro de Ouro da Mitologia" conta que na Idade de Ouro "imperava a verdade e a justiça, não havia juiz" e certamente esses políticos que nos obrigam a votar sem ter vontade nem eram projetos. O que é pior, não basta não querer votar, ainda tem que justificar a ausência. É por isso que já enchi o tanque do carro e vou torrar petróleo pelo interior de Goiás para justificar minha ausência e não é apenas por falta de opção.

40 dias trancados numa arca, alguém comeu alguém, pela cara dessa leoa...

Bom, mas voltando à outra catástrofe, a mitológica, Bulfinch narra o surgimento da Idade do Ferro com crimes, inundações, fraude e violência. E o escritor não estava falando do Brasil, não! Era a Idade de Ferro.

"O crime irrompeu, como uma inundação... Os marinheiros estenderam as velas aos ventos e as árvores foram derrubadas nas montanhas para servir de quilhas dos navios e ultrajar o face do oceano".

Bom, voltando aos dias de hoje, para comemorar o aniversário da viagem de Noé, acabei de me lembrar de um programa da Globo, a Arca de Noé que tinha gente como Alceu Valença, Ney Mato Grosso, Moraes Moreira e Elis Regina cantando essa Corujinha, de Toquinho e Vinicius.


A Corujinha

(Toquinho / Vinicius de Moraes)


Corujinha, corujinha,
Que peninha de você.
Fica toda encolhidinha
Sempre olhando não sei quê.
O seu canto de repente
Faz a gente estremecer.
Corujinha, pobrezinha,
Todo mundo que te vê
Diz assim, ah, coitadinha,
Que feinha que é você.

Quando a noite vem chegando
Chega o teu amanhecer.
E se o sol vem despontando
Vais voando te esconder.

Hoje em dia andas vaidosa,
Orgulhosa como o quê.
Toda noite tua carinha
Aparece na TV.

Corujinha, corujinha,
Que feinha que é você.



Nenhum comentário: