segunda-feira, 28 de junho de 2010

A Música do Dia - Alturas - Inti-Illimani


Romoaldo de Souza


Para o dia do jogo do Brasil com o Chile nós temos cardápio chileno, música popular chilena e a caneca do Café & Conversa. É só deixar seu palpite até a hora do jogo, enviando e-mail para cafeconversa1@gmail.com. A caneca que chegou antes que muitos times e só vai deixar a África do Sul depois do apito final da partida decisiva, em 11 de julho, independentemente de que times disputem o mundial.


Para acompanhar esse salmão dos lagos chilenos, subimos os Andes para ouvir o grupo musical Inti-Illimani. O grupo é uma das criações do conhecido movimento Nueva Canción Chilena. O nome, "Sol-Illimani" em idioma Aimará, dialeto do povo que se estabeleceu a partir da época pré-colombiana desde o Peru, Bolívia, Argentina e Chile.


Para você que não aguenta mais aqueles colombianos todos iguais, feitos em série como se fossem uma franquia e tocando El Condor Pasa, Inti-Illimani resgata a música e o dialeto dos aimará, povo pré-colombiano


Ativo e combativo no Chile do presidente Salvador Allende, Inti-Illimani passou a ser perseguido durante o golpe militar do general Augusto Pinochet, de 11 de setembro de 1973, e acabou sendo um dos primeiros grupos artísticos chilenos a migrar para o estrangeiro levando os hábitos e adiando os sonhos de liberdade, indo morar na Italia. O exílio durou até as cinco horas da tarde de 18 de setembro, 15 anos depois.


Ao desembarcar em Santiago, Inti-Illimani foi recebido por centenas de manifestantes, amigos e parentes. Ali mesmo, no saguão do aeroporto, eles tocaram Alturas, a música que dedicamos ao leitores do Café & Conversa.


Bom dia, bom jogo, boa sorte!




Nenhum comentário: