quarta-feira, 23 de junho de 2010

Kick Ass - O Filme


Ricardo Icassatti Hermano

Qual fã de histórias em quadrinhos que nunca fantasiou, em algum momento, ser um super-herói? E como todo serial killer sabe, ficar só na fantasia não basta.

Quando ouvi essas duas frases, levantei as mãos para o céu como um evangélico jogador de futebol e agradeci por Hollywood ter finalmente aprendido a não estragar os filmes baseados em histórias em quadrinhos. Muita coisa boa já foi completamente arruinada pelos executivos dos estúdios. Ainda tem muitos idiotas por lá, mas felizmente agora são pouco ou nada influentes nesse tipo de produção.

Estou falando do filme Kick Ass, originado da HQ de mesmo nome publicada pela Marvel. Aqui no Brasil eu não sei o que acontece. Os distribuidores sempre acham que devem acrescentar algo ao nome original do filme que não conseguem traduzir. Assim, adicionaram ao título original em inglês a extensão "quebrando tudo", que não tem absolutamente nada a ver com o filme.

Cartaz do filme

Kick Ass, no caso, é o nome que um adolescente geek coloca no super-herói que resolve encarnar. Traduzindo, a expressão seria algo como "chute na bunda". Como tem muita pancadaria no filme, o gênio que cuida dos títulos no Brasil achou que "quebrando tudo" traduziria melhor a essência da história. Certamente, esse sujeito é um frequentador de seminários sobre planejamento estratégico e visão do futuro ...

À primeira vista, o filme pode parecer mais uma bobagem cômica de Verão para pré-adolescentes, mas é um engano que se desfaz logo. A história tem os componentes juvenis, mas se revela como um sensível e original relato da transição da adolescência inconsequente para o mundo adulto das responsabilidades, da fantasia para a realidade. A perda da inocência.

O jovem ator Aaron Johnson faz o adolescente geek fissurado em quadrinhos e internet Dave Lisewski, que mais adiante se tornará também o super-herói Kick Ass. O elenco juvenil e infantil foi muito bem selecionado, pois todos estão na idade exata dos personagens.

Kick Ass, a dura passagem da adolescência para a vida adulta

Como quase todo adolescente, Dave é inseguro, tímido, alienado e restrito ao seu mundo de fantasia junto com mais alguns amigos. É virgem em vários sentidos e totalmente inconsequente. Com a morte da mãe aprende a primeira grande lição: a vida continua. Quando se torna um super-herói aprende outras lições bem mais dolorosas. É nesse caminho que ele faz a transição para o mundo adulto e recebe o seu choque de realidade.

Nicolas Cage e Chloe Moretz fazem os papéis de pai e filha. Ele é o ex-policial Damon Macready, que foi preso após ser falsamente incriminado por um grande traficante de drogas. Sua esposa grávida passa por muitas difculdades e acaba se suicidando, mas a filha Mindy Macready sobrevive.

Pai e filha em busca de vingança

Ao sair da prisão, Damon e a filha se especializam em todo tipo de armas e treinam artes marciais para se vingarem do chefão criminoso Frank D'Amico, interpretado por Mark Strong. Enquanto se preparavam para a vingança, ficam sabendo da existência de Kick Ass e resolvem ajudá-lo através dos super-heróis que eles próprios encarnam: Big Daddy e Hit Girl.

Big Daddy é a cara do Batman

Apesar de sombria, essa união é frutífera para todos, pois trata-se de uma jornada que, uma vez iniciada, não tem volta. Qualquer semelhança com Batman, Watchmen e Quentin Tarantino é a mais feliz das coincidências. Nos Estados Unidos os filmes passam por uma classificação - não encontro outro adjetivo mais adequado - babaca.

Hit Girl em ação, sem medo de machucar bandidos

Por exemplo, se o filme tem sangue visível decorrente de ato violento, a classificação é para uma determinada faixa etária. Se o filme contém o mesmo ato violento, mas não mostra sangue, aí as crianças menores podem assistir. É como se o sangue não fizesse parte da vida humana.

Com isso, muitos estúdios optaram por evitar o sangue nas cenas, que estão cada vez mais violentas, e ampliar - para baixo - a faixa etária na classificação. Como diria o Chacrinha: é babaca ou não é?

Nesse filme, os produtores mantiveram o banho de sangue porque é essencial para dimensionar o sofrimento e a dor da transição da dupla Kick Ass e Hit Girl. Ele um adolescente de 17 anos e ela uma menina de 11 anos extremamente letal. Enquanto ele amadurece, ela tem que fazer o caminho contrário e resgatar sua infância.

Aqui abro um parêntese para elogiar a atuação da pequena atriz Chloe Moretz. Essa menina ainda vai dar o que falar. Ela está simplesmente sensacional nesse papel. Guardem esse nome.

Chloe Moretz detonando os traficantes. Tarantino fez escola.

Assistam o trailer e não deixem de ir ao cinema. Pancadaria, tiros, facadas, explosões e muito sangue para garantir a diversão de toda a família. Um filme imperdível para adolescentes de todas as idades.



Nenhum comentário: