sábado, 1 de maio de 2010

Salada Rayovac


Ricardo Icassatti Hermano

A pródiga gastronomia árabe nos deu pratos maravilhosos. É preciso lembrar que quem mora no deserto não dispõe de muitos ingredientes. Os árabes fizeram verdadeiros milagres, pois conseguem encher suas mesas com um cardápio variado, saboroso e nababesco.

A amiga Márcia Kalume é descendente de árabes, libaneses, sírios, turcos, sei lá, já esqueci : ) Ela também é uma excelente fotógrafa. Mas, tem o péssimo hábito de esquecer as pilhas para o flash da máquina ... Por isso, coloquei nela o apelido de "Rayovac".

Ela também prometeu uma receita para o blog há muito tempo. Finalmente cumpriu a promessa e nos trouxe sua famosa Salada de Pepino com Iogurte, ou a Salada Rayovac. Essa salada é um clássico da cozinha árabe e, reza a lenda, tem grandes poderes afrodisíacos. Muito boa para hipertensos ...

Márcia e a prometida Salada Rayovac

A receita é muito simples, poucos ingredientes ricos em sabor e aroma utilizados com criatividade e facílima de preparar. Mas, cuidados precisam ser observados. O tamanho do pepino é um deles. Para uma porção individual, utilizamos uma régua como medida para o ... errr ... digamos, meu pepino, que modestamente considero de tamanho médio : )

Note que o meu pepino extrapola bastante os 15 cm

Por favor não se sinta intimidado ou diminuído, mas seria bom preparar a salada na presença da sua gata. Também tome muito cuidado para não cometer propaganda enganosa ... A receita é de uma porção individual. Moças gostam de saladas porque não engordam. E, sem mais delongas, vamos à receita.

Salada Rayovac
1 porção

Ingredientes

- 1 pepino médio (para algumas pessoas pode parecer grande)
- 1 punhado de folhas de hortelã
- 3 colheres de sopa de iogurte natural desnatado
- Sal e alho amassado a gosto


Preparo

Descasque e corte o pepino em cubos. Pique finamente as folhas de hortelã e junte ao pepino. Amasse o alho, misture com o sal e junte ao iogurte. Adicione o molho ao pepino aos poucos até atingir a textura desejada (pouco ou muito líquida), e misture bem. Enfeite com umas folhas de hortelã e sirva a salada fria.

O alho é um ingrediente obrigatório na culinária árabe, mas quem não gosta, quer namorar em seguida ou não acredita em vampiros pode tirar da receita.

Uma refrescante obra prima da culinária árabe

Nenhum comentário: