domingo, 23 de maio de 2010

PLANTÃO CAFÉ & CONVERSA


Ricardo Icassatti Hermano

Fomos alertados pelo amigo e jornalista Eli Teixeira para uma notícia que vai agradar os apreciadores de bons cafés.

Na edição de hoje, o jornal Folha de São Paulo traz em seu caderno Mercado, matéria do repórter Gabriel Baldocchi sobre as novas regras para o estabelecimento de padrões mínimos de pureza e qualidade que os cafés comercializados no Brasil deverão apresentar.

Segundo o jornal, as marcas de café terão de se submeter a um teste de qualidade com um provador profissional da bebida. Veremos muitas lágrimas, protestos e ranger de dentes de várias marcas que iludem o distinto consumidor com a classificação "Gourmet" em seus rótulos.

O teste será feito, ainda de acordo com o jornal, aleatoriamente com amostras retiradas das prateleiras do comércio. Os fabricantes que não atenderem aos critérios terão lotes dos seus produtos recolhidos e serão autuados.

Também será conferido se o fabricante obedece ao limite máximo de 1% de impurezas. Hoje, as impurezas encontradas no nosso café variam de 5% a 25%. A gradação do teste vai de 0 a 10, dividido nas categorias Tradicional, Superior e Gourmet. Coisa típica de marqueteiros. O governo ainda poderá fechar indústrias.

Finalmente uma boa notícia para quem aprecia e valoriza o excelente café brasileiro que é exportado. Queremos beber desse café aqui também e não somente quando viajamos para o exterior. Chega de beber porcaria.

Nenhum comentário: