sábado, 8 de maio de 2010

A Música do Dia - Blue Rondo à la Turk - Dave Brubeck Quartet


Romoaldo de Souza

Estava lendo, havia alguns instantes, antes de escrever esse comentário, uma reportagem no Correio Web, sobre um cliente que foi no restaurante do chefe Dudu Camargo e saiu de lá satisfeito por pagar R$ 6,00 por um café da Nespresso.


É de deixar qualquer um de queixo caído. Nespresso não é café espresso. É uma cápsula, com um café preestabelecido, o grão de procedência ignorada e a dosagem padronizada. Tem quem goste. Mas não é espresso.


Duvido que um barrista, por melhor que seja, consiga esse creme num Nespress


Um dos mais importantes critérios para saber se o café é bom, é saber seu DNA. De onde vem, quando foi torrado, que prêmios recebeu. Essas informações são importantes. Tão essenciais, como a temperatura da máquina, a torragem, o preparo e o tratamento que o barrista dar ao café.


Grãos selecionados...

...procedência conhecida


Na noite desta sábado, fui ao Café com Vinil, na Comercial da 413 Norte, em Brasília, provar "um grão especial", segundo me disse o barrista de lá, Juscelino Medeiros e uma água com gás, São Lourenço do Sul de Minas Gerais.


O Café Pessegueiro - apesar do nome marqueteiro de "gourmet da Mogiana" - tem as características de um café especial. 100% arábico, é um café de qualidade, acidez equilibrada, encorpado e aroma marcante.


Juscelino Medeiros prepara o espresso com maestria



Enquanto Duda dá o colorido nas noites do Café com Vinil


Depois de provar o Pessegueiro, eu dei uma entrada na sala do Café com Vinil, para uma rápida conversa com o DJ. Como o sugestivo nome diz, lá toda a música vem de dois picapes, ontem, operados por Rolando Martinez, um salvadorenho, que mora na Flórida.


Um dos meus discos prediletos: Time Out


Já que Martinez rodou Time Out, gravado no Studio Rua Comumbia, em 25 de junho, 1º de julho e 18 agosto, 1959, eu escolhi Blue Rondo à la Turk, para a música do dia, deste domingo.


Certa vez, o saxofonista Paul Desmont ouviu um inusitado ritmo 1-2 1-2 1-2 1-2-3 numa das ruas de Stanbul. O músico turco disse ao saxofonista do Dave Brubeck Quartet "Esse ritmo é para nós, o que o blues é para vocês". Daí o título da música Blue Rondo à la Turk .


Bom dia! Café & Conversa também pode ser degustado no Twitter. www.twitter.com/CafeConversa.



Blue Rondo à la Turk

Dave Brubeck Quartet




Nenhum comentário: