sexta-feira, 28 de maio de 2010

Dulce de Leche Coffee


Ricardo Icassatti Hermano

Em novembro do ano passado, postei aqui uma receita de Bolo de Café, retirada de um blog sensacional: The Pioneer Woman. Este blog é mantido por uma dona-de-casa chamada Ree Drummond, que reside junto com a família (maridão e quatro filhos) numa fazenda no interior dos EUA. A história dela é do tipo garota da cidade que se apaixona por um cowboy do interior e larga tudo para viver no rancho.

A pioneira e seus quatro filhotes

Mas, ela levou as habilidades adquiridas na cidade. Por isso, além de boa cozinheira, ela toca um blog bem feito, cheio de informações, e é uma excelente fotógrafa. Vale a pena dar uma passeada por lá, porque a mulher simplesmente ama a vida que tem e tudo o que faz. A cozinheira perfeccionista faz questão de fotografar cada passo das suas receitas. É cada passo mesmo!

Ree Drummond e seu cowboy vivem um Brokeback Mountain hetero

Na época em que vi a receita do Bolo de Café, ela estava às voltas com seu primeiro livro de receitas. Fazia tempo que eu não visitava o blog e fiquei feliz em saber que o livro ficou pronto e Ree Drummond se prepara para uma turnê de lançamento. Vamos torcer para que alguma editora se interesse em traduzir e publicar a obra por aqui. Caso contrário, vou ter que comprar a versão em inglês mesmo.

Esse livro é o máximo! Cozinhe como os pioneiros!

Nessa visita, acabei me deparando com mais uma receita saborosa que leva o café como um dos seus ingredientes. Trata-se de uma bebida para os dias frios que estão chegando. Vai bem com qualquer um dos bolos já postados por aqui. Vamos a ela então.

Dulce de Leche Coffee

Ingredientes

- 4 xícaras de café bem forte
- 170g de doce de leite (em barra ou creme)
- 6 colheres de sopa de licor de café
- 1 xícara de creme de leite fresco
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 6 colheres de sopa de chocolate meio amargo ralado


Preparo

Faça o café bem forte e, ainda quente, adicione o doce de leite (se for em barra, corte em pedaços pequenos) aos poucos e misture bem até dissolver completamente. Mantenha o café quente retornando ao fogo sempre que for preciso.

Junte o creme de leite e o açúcar. Bata até obter o creme chantily.

Em cada caneca que for servir a bebida, coloque uma colher de sopa de licor de café. Se preferir, adicione 1 1/2 colher ou use outra bebida, como whiskey, bourbon e brandy.

Em seguida, coloque a mistura de café e doce de leite nas canecas. Coloque uma colher de sopa de creme chantily e polvilhe chocolate ralado por cima.

Agora só faltam a fogueira, o céu estrelado, os cavalos, as vacas ...

6 comentários:

aaaaa disse...

Ai, ai, ai, Icassatti...acho que esse blog quer me engordar! Só andando muito pelas ruas do Recife e subindo a Ladeira da Misericórdia três vezes e correndo, em Olinda, para gastar essas calorias irresistíveis sugeridas pelo meu blog favotiro!

Abraço
Ana Paula Figueirêdo

Café & Conversa disse...

Ai, ai, ai Ana ... sorte sua que ainda tem uma ladeira para exercitar. Aqui em Brasília é tudo plano! Se você voltar ao mês de março, poderá ler posts sobre as mesmas reclamações de outras leitoras nossas. Fui obrigado a sugerir uma série de receitas light combinadas com exercícios para colocar os corpinhos delas de volta ao velho jeans da adolescência sem precisar usar WD-40. Dê uma olhada lá e se inspire. Não queremos ver nossas leitoras tristinhas.

Abraço

Ricardo

Café & Conversa disse...

Ah! Mais uma coisa. Estamos aguardando a receita do Bolo de Rolo : )

Abraço

Ricardo

aaaaa disse...

Ok,ok. O que não faço para agradar o meu blog favorito? Já em fase de produção!
;)
P.S.:Sobre Brasília, é tudo plano mas é tudo longe pra "dedéu"! Dá pra perder uns quilinhos se for a pé para os lugares!E leitora fiel que sou, não durmo no ponto!Já tinha visto as receitas lights sugeridas para as leitoras não ficarem "tristinhas".

Aqui na Cozinha - Patty Martins disse...

Amei o blog de vcs, indicação da Ana aí de cima, hahaha. Já estou até seguindo.
Beijos
Patty Martins

Café & Conversa disse...

Seja muito benvinda Patty. Também já estamos seguindo o seu a apreciando as suas receitas : )

Abraço

Café & Conversa