quinta-feira, 20 de maio de 2010

Comece já os preparativos para a Copa do Mundo


Ricardo Icassatti Hermano

Se você é brasileiro, não concordou com a convocação do Dunga para a Seleção Brasileira de Futebol que vai disputar a Copa do Mundo na África do Sul. Mas, calma. Não há motivo para ficar nervoso. Não estamos fazendo qualquer juízo a seu respeito. Nós apenas estamos estabelecendo uma base comum para o que vem a seguir.

Dunga indicando jogadores para a Seleção

Também não concordamos inteiramente com o Dunga. Porém não chegamos ao delírio de achar que o Ronaldo Fenômeno de Gordo poderia ter sido convocado. Estrategicamente, achamos que é importante ter uma carta na manga quando aquele maravilhoso plano tático não funciona. Neimar e Ganso poderiam ser esse elemento surpresa, o fator desequilibrante para sair de um sufoco.

Alguém poderia chamar o Greenpeace? Baleia encalhada ...

Mas, isso não é da nossa conta. O Dunga ganha - mutíssimo bem - para isso e deve saber o que está fazendo. Além disso, esse não é o ponto central desse post. O tema é a Copa, mas vamos tratar dos preparativos que você precisa fazer para receber a sua turma de amigos e amigas em casa para assistir os jogos.

Vamos falar de tudo, desde o cardápio de comidas e bebidas, até a decoração, a etiqueta apropriada para esse tipo de evento e o café servido ao final. Para isso, vamos consultar especialistas em cada área e trazer as dicas. Uma área por dia.

Hoje, vamos estabelecer alguns parâmetros básicos para que o seu petit comité fique como uma lembrança boa e não como um pesadelo. E vamos começar exatamente pelo número de pessoas a serem convidadas. Meça cuidadosamente o ambiente de sua casa reservado para o evento. Não importa se você mora numa casa enorme ou num barraco.

Não importa se você mora aqui ...

O ambiente escolhido geralmente envolve a sala onde está instalado o televisor, a cozinha, a área de serviço, varanda ou jardim se for o caso e um banheiro social. O ideal seriam dois banheiros, mas acredite, você não vai querer disponibilizar o seu banheiro de uso pessoal. Mesmo que seja apenas para as mulheres.

... ou aqui. É preciso estabelecer a capacidade máxima.

Depois que todo mundo estiver de cara cheia, a coisa dá uma desandada. Se você ainda não passou por uma situação dessa, não se preocupe porque é o padrão em festas. Principalmente porque a bebida é a democrática cerveja, a alma gêmea do futebol. Mas, o assunto banheiro terá um capítulo exclusivo.

Com álcool, sempre há o risco da coisa desandar ...

Vamos nos concentrar na quantidade de convidados. É aconselhável que seja metade homem e metade mulher. Podem ser casais já formados ou todo mundo livre atirador. Tanto faz. O importante é que não fique ninguém na sobra empatando a vida dos outros.

Não seja egoísta e faça uma distribuição justa de riqueza

A Polícia Militar calcula quatro pessoas por metro quadrado em aglomerações como shows e comícios. A medida do conforto é dois metros quadrados para uma pessoa. Mas, isso pode matar alguém de solidão e você quer que os seus convidados se aproximem e compartilhem o calor humano que cada tem pra dar, não é mesmo?

Então a medida ideal seria duas pessoas por metro quadrado. Eu sei que vai ficar meio congestionado, mas é disso que o povo gosta, de muvuca. Fica mais fácil estabelecer contatos imediatos de terceiro grau, se é que você me entende.

O negócio é fazer contato, trocar experiências

Assim, meça o seu espaço e comece a fazer a lista de convidados e convidadas, meio a meio. Explique a todos que exceções não serão aceitas. Nada de levar um amigo que estava de bobeira ou aquela prima recém-chegada do interior de Minas Gerais. Nem pra dar uma força. Mesmo que a prima seja uma gata fenomenal ... peraí! Toda regra tem exceção e você pode se oferecer para ciceronear a priminha na cidade grande ... tá bom, a prima pode.

A prima veio lá de Pedralva? Então vou te levar pra tomar um cafézim!

O Romoaldo vai dar as dicas das músicas apropriadas para o "esquenta" antes do jogo e para o pós-jogo. A regra nº 1: se é uma festa, tem que ser animada. Mas, cuidado!Esse é um item importantíssimo. Dependendo da música, o seu convescote pode ser classe A ou fazer parte da crônica policial da cidade. A trilha sonora pode levar a sua pequena festa para o caminho das grandes celebrações ou para o atalho pantanoso da sarjeta.

Cuidado para não pegar o atalho ...

Nesse quesito, tudo conta. Desde a escolha musical em si até o volume. Afinal, além de cantar e rebolar, as pessoas também querem conversar, se comunicar, trocar telefones, essas coisas. Ademais, você não vive no deserto, tem vizinhos com quem terá de conviver nos anos seguintes. A menos que já esteja com a mudança programada para logo após a Copa.

Como você já sabe, o blog Café & Conversa está aqui para ajudar nas horas difíceis da vida. Como dizia o hilário e traiçoeiro Dr. Zachary Smith, do seriado Perdidos no Espaço: "Nada tema. Com Café & Conversa não há problema".

Nenhum comentário: