quinta-feira, 13 de maio de 2010

Cardápio Vegetariano e o Neanderthal


Ricardo Icassatti Hermano

Pois então. Você saiu e conheceu duas gatas maravilhosas, mas elas são vegetarianas. E você é um carnívoro neanderthal incorrigível. E agora? Primeira coisa é não fazer cara de surpresa ou de espanto. Afinal de contas, você é um cara modernoso, mente aberta, globalizado, sem preconceitos e politicamente correto. Não é? Hein? Cuma?

Vegetarianas? Como assim?

Lendo o Café & Conversa ultimamente, você já aprendeu a se virar com o mínimo de ingredientes, mas também já deve ter aprendido que não deve dar mole para o azar. Gatas vegetarianas certamente não vão gostar do Hot Dog Bacana. Por isso, você já foi ao supermercado e encheu a despensa e a geladeira de víveres e está com a caverna pronta para o Inverno. Agora, é só afiar a lança porque está aberta a temporada de caça às felinas ...

Eu vou/ Eu vou/ Caçar gatinhas eu vou ...

Outra coisa que você aprendeu nos últimos dias é que sempre poderá confiar no seu blog predileto. Estamos aqui para tirá-lo de qualquer situação difícil com classe, elegância, criatividade, agilidade, masculinidade e sabor. Montamos um cardápio vegetariano matador que vai encantar qualquer Vegan. O cardápio está montado no estilo italiano: Primo Piatto, Secondo Piatto e Dessert.

Para elas, salsicha só se for de soja

Eu sei que vai ficar aquele vazio no estômago. Mas, pense que a gata vai ficar feliz, vai te achar um sujeito inteligente, sensível, verde, sustentável, flex e globalmente aquecido. Além de ficar impressionadíssima com o tamanho dos seus dotes culinários. E você poderá tirar uma onda de guru da internet. Não se preocupe. O golpe fatal virá na sobremesa. Vegetarianas ou carnívoras, mulheres não resistem a doces. Confie e relaxe.

Você pode até fazer cara de intelectual


Cardápio Vegetariano Matador

Primo Piatto - Salada de Melancia e Queijo Feta

Ingredientes

- 1/2 xícara de cebola roxa cortada em cubinhos
- 1/2 xícara de suco de limão
- 1/4 de melancia, polpa retirada e cortada em cubos com 2 cm de lado
- 1/2 xícara de queijo Feta* esfarelado
- 1/2 xícara de folhas de hortelã picadas
- 1/2 xícara de salsinha picada

*O Feta é um queijo de origem grega e feito originalmente com leite de cabra e de ovelha. É salgado e salmourado em água e soro de leite por alguns meses, o que proporciona sabor diferenciado e consistência que vai de mole a semi-duro. Quando curado, se esfarela facilmente.

Preparo

Corte a cebola em cubinhos e coloque no suco de limão por cerca de 15 minutos, enquanto prepara os demais ingredientes. Corte a melancia em cubos, pique as folhas de hortelã e de salsinha. Numa tigela grande, misture gentilmente todos os ingredientes. Sirva imediatamente.

Salada refrescante para começar


Secondo Piatto - Pasta com Cogumelos ao Molho de Limão e Gengibre

Ingredientes para o Molho de Limão e Gengibre

- 3/4 colher de chá de pimenta chili em pó
- Raspa da casca de um limão
- 1 colher de sopa de suco de limão
- 1 pedaço (3 cm) de gengibre, sem casca e ralado
- 1/4 de xícara de vinagre de arroz
- 1/3 de xícara de molho de soja
- 1 colher de sopa de mel
- 1 colher de sopa de óleo de gergelim
- 3 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem

Ingredientes para a Pasta

- 250g de pasta tipo linguine
- 200g de cogumelos frescos (shimeji, paris) fatiados
- 1 1/2 colher de sopa de manteiga
- 1 colher de sopa de ervas picadas (salsinha, cebolinha, coentro e manjericão)
- 1 colher de sopa de gergelim

Preparo

Com exceção do óleo de gergelim e do azeite de oliva, faça o molho misturando todos os ingredientes em um processador. Bata por alguns segundos, até que os ingredientes estejam bem misturados. Ainda com o processador funcionando, acrescente o óleo de gergelim e o azeite de oliva.

Em uma panela grande, cozinhe a pasta em água abundante com sal.

Leve uma frigideira grande ao fogo alto. Derreta a manteiga até começar a borbulhar. Adicione os cogumelos e salteie por 2 minutos.

Em uma tigela grande, misture o macarrão aos cogumelos, as ervas, o gergelim e um pouco (a gosto) do molho de limão e gengibre.

Ela vai amar os seus cogumelos


Dessert - Queijo Brie Assado

Ingredientes

- 1 folha de massa crua mil folhas
- 1 queijo Brie redondo e pequeno
- Geleia de framboesa ou outra que goste
- Açúcar cristal
- 1/4 xícara de maple syrup

Preparo

Pré aqueça o forno a 180º.

Em uma forma untada ou com teflon, deite a folha de massa mil folhas. Coloque o queijo Brie numa ponta. Cave um pouco o centro do queijo e coloque a geleia nessa depressão.

Pegue a outra ponta da massa e dobre sobre o queijo, cortando os excessos. Pincele a superfície com o maple syrup e salpique com o açúcar.

Leve ao forno por 25-30 minutos, até que a massa fique bem dourada. Retire e deixe esfriar por 10 minutos antes de servir. Opcionalmente, sirva com fatias de maçã.

Aqui não tem mais jeito. Ela vai se derreter toda ...

Nenhum comentário: