domingo, 23 de maio de 2010

Biscoito de Gergelim Rayovac


Ricardo Icassatti Hermano

Lembra como surgiu aquela amizade entre você e a outra pessoa? Às vezes, as amizades surgem das situações mais improváveis. Às vezes, situações que deveriam até gerar inimizade. Mas, a vida é uma caixinha de surpresas e nós, seres humanos, uns malas sem alça.

Certa vez, ouvi a história de uma grande amizade contada pelo professor universitário e ex-senador pelo Distrito Federal, Pompeu de Souza. Era uma figuraça e foi um dos grandes batalhadores pelo retorno da democracia. Isso no tempo em que a palavra "político" tinha um outro significado.

Ele contou que estava saindo de uma reunião em um prédio no centro do Rio de Janeiro quando olhou pela janela e viu no prédio em frente um velho amigo. Não se viam há anos e a surpresa o comoveu. Imediatamente abriu um sorriso e acenou efusivamente para ele, que acenou de volta sorrindo também.

Através de sinais, combinaram pelas respectivas janelas de se encontrar na calçada do edifício. Pompeu desceu as escadas com o coração palpitando de alegria por reencontrar um amigo tão querido. Assim que o viu, correu e se abraçaram fortemente.

Terminado o abraço se colocaram frente a frente e viram que não se conheciam. Quando olhou pela janela, à distância, Pompeu achou que se tratava do velho camarada. O mesmo aconteceu com o outro sujeito.

Diante do inusitado, voltaram a se abraçar efusivamente e foram tomar um café. Conversaram por horas e tornaram-se grandes amigos. A amizade entre os dois durou a vida inteira deles.

Por que contei essa história? Porque a minha amizade com a dona da receita que trago hoje até vocês, surgiu de forma igualmente inusitada. O nome da figura é Márcia Kalume. Ela é uma talentosa fotógrafa jornalística que gosta de viajar pelo mundo. É de origem árabe e sua mãe, Teresinha Kalume, faz todas aquelas delícias da culinária das Mil e Uma Noites.

Já postamos aqui uma das suas receitas, a internacionalmente famosa Salada Rayovac, que fez enorme sucesso. Não estou certo se foi pela salada em si ou pelo tamanho do meu pepino, o principal ingrediente do prato ...

Mas, voltando ao início. Estava eu fazendo a cobertura da reunião de uma comissão do Senado, quando surge a Márcia e sua pesada máquina fotográfica com lente gigante. Ela perguntou se eu teria pilhas sobressalentes, pois as dela já haviam se esgotado. As pilhas eram para o flash.

Felizmente, eu tinha algumas no bolso do paletó, pois uso um gravador digital. Enquanto lhe entregava as pilhas e salvava o seu pescoço, perguntei como uma fotógrafa que se dizia "profissional" não tinha pilhas sobressalentes.

Márcia sorriu gentilmente e me disse que é "muito esquecida" e que aquilo sempre acontecia. Virei o rosto para segurar a risada. Ela manteve aquele sorriso congelado. Confesso que aquilo começou a ficar apavorante.

Em seguida, ela girou nos calcanhares para ir embora e acertou minha testa com a pesada lente da sua máquina. Um galo enorme imediatamente cocoricou. Márcia, é claro, pediu desculpas pelo "acidente", sempre com aquele sorriso congelado nos lábios ...

Dali em diante, firmamos uma amizade que se solidifica a cada dia e ajuda a manter minha testa a salvo das lentes dela ...

Márcia sempre promete me convidar para comer um quibe de forno sem carne, feito com batatas. Receita da mãe, Teresinha. Segundo ela, é uma delícia. Nunca me convidou. Com aquele sorriso congelado, ela ainda promete trazer uma prova. Nunca provei. Mas, somos amigos.

Fiquem com a deliciosa receita de hoje, um quitute perfeito para acompanhar a sua xícara de café. Essa, a Márcia trouxe uns farelos para mim. Amizade é assim mesmo. Vai crescendo aos poucos.


Biscoito de Gergelim Rayovac

Ingredientes

- 400g de manteiga sem sal
- 1 xícara de açúcar
- 5 xícaras de farinha de trigo
- 1/2 xícara de água morna
- 4 colheres de sobremesa de fermento Royal
- 1 pitada de sal
- Glucose de milho Karo
- Sementes de gergelim


Preparo

Amasse com um garfo a manteiga e o açúcar. Acrescente os demais ingredientes secos. Por último, adicione a água morna. Misture bem. Se precisar, coloque mais água morna.

Faça os biscoitos no formato que desejar. Pincele os biscoitos com Karo. Em seguida, mergulhe os biscoitos nas sementes de gergelim, apertando para grudar bem nos biscoitos.

Coloque os biscoitos numa assadeira e asse no forno em temperatura "Média" por mais ou menos 20 minutos. Fique de olho para não passar do ponto e queimar.

Vocês não têm ideia do tanto que isso é bom!
Mesmo sendo só os farelos ...

Nenhum comentário: