sábado, 22 de maio de 2010

Belos jardins mesmo depois da Copa


Ricardo Icassatti Hermano

Como havíamos prometido, hoje trouxemos as dicas de uma grande especialista nas letras e nas artes da terra, do adubo, das mudas, da água, do sol, das flores e dos jardins. Ela se chama Djania Savoldi, jornalista e paisagista. Talentosa nas duas profissões.

Djania em férias europeias pensando no próximo jardim

Aos poucos o mundial da África vira assunto obrigatório nas ruas, no trabalho, em casa... e o que não falta são especialistas no assunto:


- O Dunga errou. O Ganso é ótimo, criticava uma senhora enquanto olhava as flores tropicais, na Central Flores, aqui em Brasília.


Mais adiante, na banca das orquídeas, outro disparou:

- A entrevista do Dunga foi antológica!


Nossa! Será? Não chego a ter opinião sobre o assunto, mas confesso, fico tentada a achar que o Ganso e o Neymar deveriam ser convocados. Já decidi que até o início da Copa saberei tudo sobre o esporte bretão. Tudo mesmo, táticas, faltas, escanteios e impedimentos – esse último, eu tenho certeza, ninguém entende.


Quero conhecer friamente as entranhas do jogo, mas só até o Brasil entrar em campo. Aí quero torcer, me emocionar, gritar como tantos milhões de brasileiros que vão soltar a voz apaixonada pelo futebol - enquanto a Copa durar.


Depois de tudo, sendo o Brasil campeão ou não, vamos olhar outra vez para o lado e nos dar conta das flores do nosso jardim. E acredite, muitas vezes são elas as que mais sofrem durante os jogos. Não pelo jogo, claro, mas sim por serem vítimas dos animados torcedores. Então vamos tomar alguns cuidados para o jardim ficar sempre bonito e organizado mesmo depois dos encontros com turma. Vão aí algumas dicas:


1 – não esqueça de espalhar lixeiras pelo terreno. Quanto maior a área mais lixeiras;

2 – crie recipientes para coletar baganas de cigarro. Por incrível que pareça, muita gente se empolga e acaba jogando os restos do fumo nos canteiros. Uma dica: encha baldes de alumínio com areia lavada e espalhe pelo ambiente. O balde pode ser pintado com os motivos que você quiser;

3 – lembre-se de que a Copa aqui no Brasil ocorre justamente no período da seca e muita pisada pode deixar a grama prejudicada. Se for convidar grande quantidade de gente para o jogo, use tablados a fim de proteger o gramado do pisoteio;

4 – canteiros vulneráveis ou de fácil acesso podem ser protegidos por cercas móveis ou provisórias. Lembre-se de colocar avisos de que o jardim não é banheiro;

5 – e não esqueça de regar as plantas assim que a festa acabar.


Na semana que vem darei dicas de como usar as plantas para deixar a sua casa ainda mais no clima da Copa. Tchau e até lá.


Djania Savoldi – jornalista e paisagista (CREA - DF - 9429/TD)

djaniasavoldi@hotmail.com – 8123-6180


Vocês acharam que era brincadeira? A gente pode até zoar bastante, mas as dicas são pra valer. É claro que só valem para quem tem jardim ou uma varanda com alguns vasos de plantas. Todo cuidado é pouco para salvar o seu meio ambiente.


Salvem as violetas


Depois que o povo esquenta no álcool, tudo pode acontecer. Inclusive os convidados usarem seus preciosos vasos de violetas como cinzeiro, ou pior, como urinol ...



Meninas, meninas ... falei pra maneirar na cerveja


Portanto, acompanhe o Café & Conversa e fique esperto para não se arrepender da ideia maluca de encher sua casa de gente para assistir os jogos da Copa.


Lembre-se apenas que não existe almoço grátis, quem não chora não mama, quem canta seus males espanta e, por favor, não mijem nas minhas plantas.


Nenhum comentário: