terça-feira, 13 de abril de 2010

Santa Clara clareou e aqui também vai clarear


Ricardo Icassatti Hermano

Em política, pressão sempre funciona. Não é que a Mesa Diretora da Câmara Distrital, em Brasília, resolveu abandonar aquelas ideias estranhas e aquelas formas ilegais de se fazer uma eleição indireta? Santa Clara clareou ...

Embora não sejamos eleitores propriamente ditos nessa eleição, podemos pressionar aqueles que, em última instância, nos representam. Os 24 deputados distritais que vão eleger, no próximo sábado, o novo governador, devem estar sentindo a pressão daqueles que resolveram se manifestar. E pressão é uma coisa que começa devagar, mas só aumenta até explodir.

Talvez a imagem do ex-governador José Roberto Arruda deixando a prisão também tenha ajudado a inspirar suas Excelências. Um par de algemas e dois meses em cana são altamente didáticos. Ensinam aos nossos políticos que a impunidade não existe.

O Brasil avançou bastante nesse ponto. Somos uma democracia jovem ainda. Estamos todos aprendendo e aperfeiçoando o modelo político que escolhemos. E justamente por isso, somos os únicos responsáveis por tudo de bom ou ruim que aconteça com a nossa democracia. Não dá para fugir e culpar outro país ou o "povo louro de olhos azuis", como tentaram reviver a pouco tempo num movimento retrô.

Se nos omitimos, os espertalhões e criminosos fazem o que querem, como todos temos visto. Precisamos continuar nos posicionando. Sobraram sete candidatos ao mandato de governador,que vai até 31 de dezembro. Parece pouco tempo, mas esse breve governo pode fazer toda a diferença se deixar os eleitores mais informados para exercer de maneira mais consciente o seu direito de voto.

Por isso, é importante conhecer os candidatos. As chapas que apresentaram toda a documentação necessária têm os seguintes candidatos a governador: Aguinaldo de Jesus (PRB), Luiz Filipe Coelho (PTB), Antonio Ibañez Ruiz (PT), Rogério Rosso (PMDB), José Messias de Souza (PC do B), Nilton Reis (PV) e Wilson Lima (PR), atual governador.

Como todos já sabem, eu apóio o advogado e ex-presidente da OAB-DF, Luiz Filipe Coelho. Tenho conversado com ele ao longo das duas últimas semanas. Suas ideias para o Governo do Distrito Federal são muito boas e, caso seja eleito, pretende realizar uma grande auditoria nas contas e licitações. Limpar a casa é prioridade para ele.

Luiz Filipe me disse que é impossível administrar um governo sem saber onde pisa e que os brasilienses têm o direito de saber o que foi feito com seu dinheiro.

Não fique parado. Converse com seus parentes, amigos, colegas de escola e de trabalho. Exponha o que pensa, sua preferência e o que espera do novo governador. Faça pressão, participe desse movimento de cidadania. Os deputados distritais, federais e senadores estão acompanhando as nossas reações. Eles dependem do nosso voto para sobreviver. Santa Clara vai clarear.

Um comentário:

fotos by paulo ajuz disse...

A esperança continua, a luz moralizante tem de prevalecer, chega de chafurdar na corrupção, a hora da mudança do paradigma é agora.
Vamos presentear a população de Brasília,na semana do seu aniversário de 50 anos de fundação, com uma gestão limpa e reparadora.
A minha opção para Governador é o Luiz Filipe.