sexta-feira, 23 de abril de 2010

Salve Jorge!


Ricardo Icassatti Hermano

Hoje é Dia de São Jorge, o santo guerreiro, protetor dos fracos e dos oprimidos, que combate todo o mal representado pelo dragão. Claro que sou devoto dele. A ele entrego meu destino no início de cada luta. Com ele estou sempre pronto para combater o bom combate.


Por volta do século III D.C., na Capadócia (hoje é a Turquia), Jorge era um soldado das Legiões do imperador romano Diocleciano. Após a morte de seu pai, Jorge se mudou com a mãe para a Palestina, onde foi promovido ao posto equivalente ao de capitão. Devido à sua dedicação e habilidades guerreiras, o imperador lhe conferiu o título de Conde.

Aos 23 anos de idade passou a residir na corte imperial em Roma, exercendo altas funções. Por essa época, o imperador Diocleciano tinha planos de matar todos os cristãos. No dia marcado para o Senado confirmar o decreto imperial para o genocídio, Jorge levantou-se no meio da reunião declarando-se espantado com aquela decisão e afirmou que os os ídolos adorados nos templos romanos eram falsos deuses.

Todos ficaram espantados ao ouvirem um membro da Suprema Corte Romana defender a fé cristã. Indagado por um cônsul sobre a ousadia, Jorge prontamente respondeu-lhe que era por causa da "verdade". O cônsul, não satisfeito, quis saber: "O que é a verdade?". Jorge respondeu: "A verdade é meu Senhor Jesus Cristo, a quem vós perseguis. Eu sou servo do meu redentor, Jesus Cristo, e nele confiando me pus no meio de vós para dar testemunho da verdade."

O Imperador tentou fazê-lo desistir daquela fé torturando-o por vários dias e de diversas maneiras. Após cada sessão de tortura, Jorge era levado perante o imperador, que lhe perguntava se renegaria a Jesus para adorar os ídolos romanos. Jorge sempre respondia: "Não, imperador ! Eu sou servo de um Deus vivo ! Somente a Ele eu temerei e adorarei".

Fracassado o seu plano macabro, Diocleciano mandou degolar o jovem guerreiro em 23 de abril de 303. Como diria Renato Russo, Jorge virou santo porque sabia morrer.

A devoção a São Jorge rapidamente tornou-se popular. Seu culto se espalhou pelo Oriente e, por ocasião das Cruzadas, teve grande penetração no Ocidente. Deve vir dessa época a famosa Oração de São Jorge (atualizada com a inclusão das armas de fogo), a que sempre recorro nos momentos difíceis da eterna batalha.



Oração de São Jorge


Chagas abertas, sagrado coração todo amor e bondade
O sangue do meu Senhor Jesus Cristo no meu corpo se derrame, hoje e sempre.
Eu andarei vestido e armado, com as armas de São Jorge
Para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem
Tendo mãos não me peguem
Tendo olhos não me enxerguem
E nem um pensamento eles possam ter para me fazerem o mal
Armas de fogo o meu corpo não alcançarão
Facas e lanças quebrarão sem ao meu corpo chegar
Cordas e correntes se arrebentarão sem o meu corpo amarrar.

Salve Jorge!

E a oração acabou transformada em hino no Brasil pelo genial Jorge Benjor. E não poderíamos escolher outra Música do Dia que não fosse essa.



Nenhum comentário: