quinta-feira, 8 de abril de 2010

Purê de Batata, uma verdadeira Comfort Food


Ricardo Icassatti Hermano

Provavelmente vocês já ouviram o termo "Comfort Food". Não existe um termo correspondente em português, mas seria algo como "comida reconfortante" ou "comida para a alma".

Naqueles momentos de tristeza, cansaço ou dificuldades é a comida que nos conforta como um afago, um chamego, um porto seguro momentâneo, que nos permite descansar e nos dá um pouco de alegria.

Geralmente esse tipo de comida está associada às boas lembranças da infância, tipo quando ficávamos doentes e nossas mamães ou vovós preparavam algo bem gostoso para nos ver comer. Mães adoram ver seus filhos comerem e se desesperam quando caem doentes e perdem a fome.

Pois é. Temos visto uma sucessão de imagens e relatos dramáticos no circo da notícia espetaculosa sobre as chuvas no Rio de Janeiro. Como jornalista, me deprime ver esse tipo de "jornalismo" prosperando. Se estivesse lá no Rio de Janeiro, certamente iria preparar uma das minhas "Comfort Food" prediletas.

Esse prato realmente me deixa feliz como uma criança brincando : ) Abro logo um sorriso e posso comer apenas isso numa refeição. Tudo acalma e fica em paz. Assim, hoje dou a minha receita para quem quiser experimentar ou precisa de um calorzinho na alma.

Não deixe de seguir o Café & Conversa no Twitter. www.twitter/CafeConversa


Purê de Batatas


Ingredientes

- 1 kg de batatas
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1 pitada de noz-moscada (ou pimenta branca moída na hora)
- Sal a gosto


Preparo

Descasque as batatas, corte em pedaços médios e vá colocando numa panela com bastante água fria para evitar que oxidem e escureçam.

Adicione um pouco de sal à água e leve as batatas ao fogo alto. Depois que a água ferver, deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos ou até que as batatas fiquem bem macias. Espete com um garfo, que deve penetrar sem dificuldade.

Retire a panela do fogo e escorra a água. Passe as batatas ainda quentes por um espremedor na mesma panela.

Coloque o leite em outra panela menor e leve ao fogo baixo até aquecer, sem deixar ferver. Deve ficar mais ou menos na mesma temperatura das batatas. Com isso, o purê não empelota.

Junte a manteiga e o leite quente à batata espremida. Se ficar muito seco, coloque um pouco mais de leite.

Tempere com sal e uma generosa pitada de noz-moscada ou pimenta branca. Misture bem. Leve a panela ao fogo baixo e mexa bem até o purê começar a borbulhar. Sirva bem quente.



Só de olhar, minha alma se aqueceu e meu coração se encheu de esperança : )

Nenhum comentário: