sábado, 10 de abril de 2010

A Música do Dia - Obladi-Oblada - The Beatles


Romoaldo de Souza

Hoje faz 40 anos que Paul McCartney anunciou numa entrevista, que publico na integra a seguir, o fim dos Beatles. Foi dolorido para milhões de fãs. Eu mesmo, fiquei triste. Sentindo-me órfão. E olha que eu não admirava os Beatles, quando era criança. Hoje gosto muito mais.

Escolhi essa O-bla-di O-bla-da, porque tive uma professora de inglês, que em toda aula levava um disco dos Beatles e ia traduzindo verso por verso.

A melodia de O-bla-di O-bla-da é simples. Sem muito rebuscado, mas a história de amor eterno entre Desmond e Moly me comoveu.

Quando a gente é jovem acredita em amor eterno, pensa em dar um diamante de presente. Quanta ingenuidade. Fica velho, jå não acredita mais no amor eterno, mas continua pensando em dar um diamante. E ainda chamam isso de evolução.

Bom, leiam essa entrevista dada por Paul McCartney, escutem O-bla-di O-bla-da e sigam o Café & Conversa no twitter: www.twitter.com/CafeConversa. Não necessariamente nessa ordem!

O Fim dos Beatles

A data tida como oficial para o fim dos Beatles é 10 de abril de 1970 - data do lançamento do Álbum McCartney. Nele, Paul inseriu uma auto-entrevista, na qual deixa bem claro que os Beatles não mais existiam.

Há essa entrevista que os biógrafos se referem quando dizem que Paul quebrou o trato que tinha feito com John para não divulgar o fim do grupo. John ficou furioso, e se sentiu traí do. Veja o motivo:

Por que você decidiu fazer um disco solo?
Paul: Porque eu tenho um gravador Studer de 4 canais em casa, treinei nele, gostei dos resultados e decidi fazer um Álbum.

Você foi influenciado pelas aventuras de John com a Plastic Ono Band?
Paul: Um pouco, mas realmente não.

Todas as canções são somente de Paul McCartney?
Paul: Sim, senhor.

Elas serão assim creditadas?
Paul: Não, um pouco tolo que elas sejam creditadas como Lennon/McCartney, então à “McCartney”.

Você gostou de trabalhar como um artista solo?
Paul: Muito, uma vez que eu só tinha a mim mesmo para pedir uma decisão e eu geralmente concordo comigo mesmo! Lembre-se de que Linda está nele também, então na realidade é um trabalho em dupla.

Qual foi a contribuição de Linda?
Paul: Falando estritamente, ela faz a harmonias, mas, claro que é mais que isso, porque ela é um ombro para me apoiar e uma fotógrafa de renome. Mais que isso tudo, ela acredita em mim o tempo todo.

Não se sabia do disco até ele estar quase completo. Isso foi proposital?
Paul: Sim,porque normalmente um disco já está velho antes mesmo dele ser lançado. Veja o caso de “Let It Be”.

Por quê?
Paul: Eu sempre quis comprar um disco dos Beatles como o ‘povo’ (pessoas comuns) faz e ficar tão surpreendido como ele fica. Linda e eu somos os artistas e já estaremos cansados dele na data do lançamento. Mas nós realmente o adoramos.

Deduzindo que todas as canções são novas para o público, elas também eram novas para você?
Paul: Uma era de 1959 - “Hot As Sun” - duas da Índia - “Junk” e “Teddy Boy” - e o restante são bem recentes.

Por que você mesmo tocou todos os instrumentos?
Paul: Eu acho que sou bastante bom.

Paul e Linda serão como John e Yoko?
Paul: Não, eles serão como Paul e Linda.

O que gravar sozinho lhe ensinou?
Paul: Que tomar suas próprias decisões sobre o que você faz não fácil e que tocar com você mesmo é muito difícil, mas gratificante.

É verdade que nem Allen Klein nem a ABKCO estiveram ou estarão de qualquer forma envolvidos com a produção, fabricação ou promoção deste novo disco?
Paul: Não se eu puder evitar.

Você sente falta dos outros Beatles e George Martin? Houve algum momento em que você pensou, “Gostaria que Ringo estivesse aqui nesta parte?”
Paul: Não!

Supondo que seja um disco de muito sucesso, você faria outro?
Paul: Mesmo que não seja sucesso, continuarei fazendo o que eu quiser,quando eu quiser.

Você planeja um novo disco ou single com os Beatles?
Paul: Não.

Este disco é uma pausa nos Beatles ou o início de uma carreira solo?
Paul: O tempo dirá. Sendo um disco solo significa “o inicio de uma carreira solo…” e não sendo feito com os Beatles significa que é apenas uma pausa (um descanso). Então, na realidade é as duas coisas.

Sua separação dos Beatles é temporária ou permanentemente, devida a diferenças pessoais ou musicais?
Paul: Diferenças pessoais, diferenças comerciais, diferenças musicais, mas, acima de tudo, porque eu me divirto mais com minha famí lia. Temporária ou permanente? Realmente não sei.

Você antevê algum momento quando Lennon/McCartney se tornariam uma parceira ativa novamente?
Paul: Não.

O que você acha dos esforços de John pela paz? A Plastic Ono Band? A devolução de sua MBE? A influência de Yoko?
Paul: Eu amo John e respeito o que ele faz, mas não me dá muito prazer.

Alguma das canções no disco foram escritas originalmente pensando nos Beatles?
Paul: As antigas foram. “Junk” era para o “Abbey Road”, mas alguma coisa aconteceu. “Teddy Boy” era para o “Let It Be”, mas novamente alguma coisa aconteceu

Você ficou contente com “Abbey Road”? Ele foi musicalmente restritivo?
Paul: Foi um bom disco (número um por um longo tempo).

Qual seu relacionamento com (Allen) Klein?
Paul: Não há relacionamento. Não estou em contato com ele e ele não me representa de forma alguma.

Qual seu relacionamento com a Apple?
Paul: Há o escritório da companhia que eu parcialmente possuo com os outros 3 Beatles. Não vou lá porque eu não gosto de escritórios ou de negócios, especialmente quando estou em férias.

Você tem planos de montar sua própria companhia de produção independente?
Paul: Sim, a McCartney Productions.

Quais são seus planos agora? Umas férias? Um musical? Um filme? Aposentar-se?
Paul: Meu único plano é crescer!


Obladi-Obla-da
John Lennon e Paul McCartney

Desmond has a barrow in the marketplace
Molly is the singer in a band
Desmond say to Molly, girl I like you face
And Molly says this as she takes him by the hand
Obladi, oblada,
Life goes on, bra
La la how the life goes on
Obladi, oblada
Life goes on, bra
La la how the life goes on
Desmond take a trolley to the jewelers store
Buys a twenty carat golden ring, (rin-ring)
Takes it back to Molly waiting at the door
And as he gives it to her she begins to sing (sin-sing)
Obladi, obla-a
Life goes on, bra
La la how the life goes on
Obladi, oblada
Life goes on, bra
La la how the life goes on
Yeah, In a couple of years they
have built a home sweet home
With a couple of kids running in the yard
of Desmond and Molly Jones
Happy ever after in the market place
Desmond lets the children lend a hand (arm... leg...!)
Molly stays at home and does her pretty face
And in the evening she's a singer with the band
Obladi, oblada
Life goes on, bra
La la how the life goes on
Obladi, oblada
Life goes on, bra
La la how the life goes on
In a couple of years they
have built a home sweet home
With a couple of kids running in the yard
of Desmond and Molly Jones
Happy ever after in the market place
Molly lets the children lend a hand
Desmond stays at home and does his pretty face
And in the evening she's a singer with the band
Obladi, oblada
Life goes on, bra
La la how the life goes on
Obladi, oblada
Life goes on, bra
La la how the life goes on
And if you want some fun
take Obladi blada




Nenhum comentário: