sábado, 17 de abril de 2010

Creme Brûlée ou Créu Brûlée


Ricardo Icassatti Hermano

Sabe aquela sobremesa bacana e cara que você come no restaurante e acha que é impossível de fazer em casa? Pois é. Algumas são complicadas de fazer e outras não. As mais fáceis geralmente são as mais famosas também.

Esse é o caso do mundialmente famoso Creme Brûlée (creme queimado, no francês). Você quer ganhar aquela gata, ou aquele gato, que está fazendo um tremendo jogo duro? Convide-a(o) para um jantarzinho em sua casa e experimentar uma sobremesa feita por você.

Como diz a amiga chef Cordon Bleu Adriana Nasser, do blog Pitaco de Chef, depois é CRÉU!

Gostou amor? Então ... CRÉU!!!

No dia seguinte, mostre como você é sortudo(a) e sirva um café especial na cama com a caneca personalizada que ganhou no Grande Sorteio das Canecas do Café & Conversa. Ainda não se inscreveu? Está esperando o que? Inscreva-se djá!!!

Confie na sorte e seja um dos poucos felizardos

Não se preocupe. O Creme Brûlée é muito fácil de preparar. Você terá apenas que investir num pequeno maçarico para culinária e meia dúzia de ramequins, que são pequenos potes de porcelana próprios para ir ao forno. Os dois podem ser comprados em lojas de artigos culinários, até pela internet, como a M. Dragonetti, em São Paulo, que entrega em todo o Brasil.

Junto com a receita básica, disponibilizamos um vídeo explicativo passo-a-passo. O vídeo é americano. Portanto, leia a receita antes e veja o vídeo depois. Com o tempo, você poderá incrementar a receita adicionando outros ingredientes que lhe agradem, mas o básico é o clássico. E clássico não tem erro.

Agora, mãos à obra, porque o tempo não para e nenhum(a) de nós está ficando mais novo(a). E essa sobremesa deveria mudar o nome para "Créu Brûlée" ...

Café & Conversa caiu no gosto do povo: www.twitter.com/cafeconversa


Creme Brûlée
6 porções

Ingredientes

- 4 gemas de ovos extra grande
- 1 ovo extra grande inteiro
- 1/2 xícara de açúcar refinado
- 1/2 xícara de açúcar cristal
- 750 ml de creme de leite
- 1 colher de chá de extrato de baunilha ou uma fava de baunilha
- 2 a 3 colheres chá de manteiga para untar

Preparo

Pré-aqueça o forno a 150º. Numa chaleira, ferva água (mais ou menos 1 litro).

Numa batedeira, junte todos os ovos e o açúcar refinado. Mantenha batendo em velocidade baixa até que se misturem completamente.

Numa panela pequena, leve o creme de leite ao fogo médio. Esquente por 6 a 7 minutos, até que se formem pequenas bolhas nas laterais. NÃO DEIXE FERVER.

Ligue a batedeira em velocidade baixa e, aos poucos e gradualmente, vá adicionando o creme quente à mistura de ovos que se encontra na batedeira. Isso evita que os ovos cozinhem.

Quando finalizar, adicione a baunilha (extrato ou fava). Bata mais um pouco até misturar completamente. Despeje a mistura nos 6 ramequins (pequenas vasilhas de porcelana) já untados com manteiga.

Disponha os ramequins numa forma retangular. Preencha a forma com água fervente até a metade da altura dos ramequins. Leve ao forno por 30-40 minutos ou até que, ao chacoalhar gentilmente o ramequim, o creme balance no centro.

Retire do forno e retire cuidadosamente os ramequins da forma. Deixe esfriar até atingirem a temperatura ambiente. Leve à geladeira por pelo menos 2 horas.

Na hora de servir, retire da geladeira. Salpique o açúcar cristal sobre o creme até cobrir toda a superfície. Derreta o açúcar com o maçarico culinário. Mantenha a chama a uma distância aproximada de 5 cm. Quando o açúcar borbulhar e atingir uma cor dourada, está pronto. Aguarde 1 minuto para a crosta endurecer e sirva.



3 comentários:

Julio disse...

Olá Rapazes

Apenas 5 canecas?! Maldade de vocês para com essa pobre gente que acompanha o Café & Conversa. Tem nada não, uma é minha: já fiz oração, promessa pra santo, simpatia, feitiço, só falta ir no terreiro de macumba.

Julio

Julio disse...

Rapazes, não sabem quanta inveja já senti acompanhando o Café & Conversa. Explico: aqui em João Pessoa só se toma bom café trazendo de fora e fazendo em casa. Até que, semana passada, Kátia e eu fizemos os cursos de Barista Junior e Café Caseiro no Coffee Lab da Raposeiras. Mudou nossas vidas. Recomendo. Só falta acertar na loteria e abrir uma cafeteria decente na cidade.

Julio

Café & Conversa disse...

Caro Julio,

Somos um blog pobre. Ainda não conseguimos um patrocinador. Mas, assim que tivermos, o número de canecas e até de outros brindes aumentará junto com a nossa conta bancária : )

A sua inveja é do tipo altamente saudável. Veja que você e a Kátia procuraram se iniciar nos mistérios do Barismo.

Parabéns e estamos torcendo para que você monte a sua cafeteria e nos convide para uma avaliação. Passagens e hospedagem por sua conta, é claro : )

Abraço