segunda-feira, 1 de março de 2010

A Primeira Mudança a Gente Nunca Esquece


Ricardo Icassatti Hermano

Quando resolvi fazer o Curso de Barista , eu não gostava de café. Ao conversar com a barista-instrutora, contei isso e ela me falou algo que não mais esqueci: "Você não gosta de café porque nunca tomou um bom café". Em seguida, ela tirou um espresso feito com café especial. Ela tinha toda razão. Fiquei apaixonado por café.

Desde então, notei que todos que experimentam um bom café também sofrem mudanças definitivas em suas vidas. Isso aconteceu com meu filho mais velho, a quem ensinei a usar a cafeteria French Press e iniciei nas manhas dos bons cafés. Hoje, não vive sem. Aconteceu com outras pessoas que acessaram este blog e resolveram experimentar também.

Também aumentou o número de cafeterias de altíssima qualidade em Brasília. Lugares como a Grenat Cafés Especiais, a Cornhills Coffee, a Eldorado, a Café com Vinil e a Fellini Caffè. Em qualquer dessa cafeterias é possível beber um magnífico café especial feito por baristas profissionais, a partir de grãos que antes eram destinados exclusivamente à exportação.

As cafeterias ruins também aumentaram, mas o consumidor de café também está mais preparado para conseguir distinguir o melhor café e as enganações.

O Café & Conversa surgiu no início dessa história, ajudando a levar o conhecimento necessário para desenvolver o consumidor e o negócio das cafeterias. Umas das lutas a que temos nos dedicado é a mudança dos cafés servidos nos restaurantes da cidade. Em sua maioria são muito ruins e procuramos alertar para o fato de que o sabor do café será a lembrança que o cliente levará para casa.

Por isso, parabenizamos o proprietário da rede de restaurantes Dona Lenha, Paulinho Melo, que fez exatamente isso. Mas, ele próprio precisou passar por aquele processo de transformação que abordamos antes. Ele nos contou que um dos seus restaurantes é vizinho de parede da Grenat Cafés Especiais, na CLS 201. Ele passou a frequentar a cafeteria e quando percebeu que tomava mais café lá do que em seu próprio restaurante, tomou a decisão de mudar a marca que servia.

Restaurante Dona Lenha no Deck Brasil, Lago Sul.

Os restaurantes Dona Lenha agora servem o excelente Café Arte. O Café e Conversa festeja a mudança e dá boas vindas ao Paulinho neste mundo maravilhoso do café de qualidade.

Café Arte, suave e saboroso

Nenhum comentário: