quinta-feira, 11 de março de 2010

Pelada, um Documentário Genial


Ricardo Icassatti Hermano

As obras geniais geralmente são ideias simples executadas com sensibilidade e perfeição. Vejam o quadro Guernica de Pablo Picasso. A guerra estava lá com todos os seus horrores. O pintor catalão viu, se escandalizou, se emocionou e retratou com perfeição.

Os horrores da guerra em Guernica

Outro caso. A estátua de Davi, feita por Michelangelo. Conta a história, que o artista procurava há meses uma peça grande de mármore para a obra. Certo dia, visitou um fornecedor e viu uma peça que havia sido rejeitada por ser considerada imperfeita, pois não era larga o suficiente para os padrões exigidos na época. Michelangelo olhou para a pedra e viu Davi.

Michelangelo conseguiu ver Davi dentro da pedra

Mais recentemente, um casal de americanos, ex-jogadores profissionais de futebol (Soccer para eles), teve uma dessas ideias geniais e a executou com grande sensibilidade e perfeição. Resolveram filmar um documentário sobre a maneira mais simples e mais democrática de jogar futebol: a pelada. Para isso, percorreram 25 países e jogaram com peladeiros de todo o mundo.

A obra mostra como as diferenças caem literalmente por terra quando surge uma bola - até mesmo feita de meias velhas - e a pelada começa. Eles mostram que o amor pelo esporte tem um poder aglutinador, simplificador e equalizador. O nome do documentário? Pelada, é claro!

O filme está percorrendo o circuito de festivais e colecionando merecidos prêmios antes de entrar no circuito comercial, mas já tem dois trailers rolando no site do documentário e dá pra sentir um gostinho. Lá tem mais informações. Aqui apresentamos o mais recente.



Nenhum comentário: