segunda-feira, 15 de março de 2010

O Segredo dos Seus Olhos


Ricardo Icassatti Hermano

Confesso que não gostava do cinema argentino. Até assistir o filme vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, O Segredo dos Seus Olhos (El Secreto de Sus Ojos), uma co-produção argentina e espanhola. Talvez mude de opinião se a indústria cinematográfica do país vizinho resolver manter o nível de qualidade que tive o prazer de encontrar.

Cartaz do filme

A propaganda me vendeu que o filme era do gênero thriller. Mas, qual não foi a minha surpresa ao me deparar com o que na verdade é uma sensível história de amor. Melhor, de vários amores. Amor que se realiza, amor que não se realiza, amor pela bebida, amor por futebol, amor interrompido, amor pela vingança.

O filme tem um que de Tarantino, pois mistura vários gêneros (thriller, comédia, romance) numa mesma história, que tem como fio condutor um caso de assassinato cometido por um psicopata e as várias vinganças em busca de justiça ou paz de espírito. Mas, a parte de suspense acaba sendo apenas o pano de fundo para uma interessante história de amor.

A história começa com o assassinato brutal de uma jovem recém-casada. O assassino é um amigo e ex-namorado de infância da moça. O personagem principal, Benjamin Esposito (interpretado por Ricardo Darin), é um funcionário público da Justiça argentina, um burocrata que cuida de processos, mas que é designado para acompanhar o caso.

Benjamin é um burocrata padrão atulhado de papel

Ele fica estarrecido com o crime e com o estado em que fica o marido da moça. Daí em diante, o caso torna-se uma obsessão que o acompanhará pelo resto da vida. Mas, Benjamin é subordinado a uma juíza, por quem se apaixona. A juíza Irene Menéndez Hastings (interpretada por Soledad Villamil) também se apaixona por ele e os dois passam 25 anos jogando o jogo do desencontro, do "quase foi", do "agora vai".

Benjamin e Irene descobrem que o amor é complicado

Outro personagem sensacional é o bêbado Pablo Sandoval (interpretado magistralmente por Guillermo Francella), colega de trabalho de Benjamin. Os dois se metem a ser investigadores criminais e cometem todo tipo de trapalhada, mas usando a inteligência atingem seus objetivos. Os dois são responsáveis pelas gargalhadas que me levaram às lágrimas.

Benjamin e Sandoval quase me matam de tanto rir

Aliás, quase fui às lágrimas em outros momentos também. Acho que estou ficando velho e sentimental ... ou a história conseguiu alcançar algum ponto fraco nesse coração de pedra.

O filme é excelente e me surpreendeu completamente. Os atores e a atriz foram firmes e seguros nas suas interpretações e o diretor, Juan José Campanella, não decepcionou. Ele também foi um dos responsáveis pelo roteiro, escrito a quatro mãos com Eduardo Sacheri, o autor do livro La Pregunta de Sus Ojos, que inspirou o filme.

O Café & Conversa assistiu, gostou e recomenda. Mas, leve uma caixa de lenços de papel. Se você não chorar por um motivo, chorará por outro. Prepare-se. A nota triste fica por conta do café. Saí do cinema - Embracine, no Casa Park - doido para tomar um espresso preparado com o café Illy. Corri até o Saborella e pedi um curto. Cheirei e pensei: "Ué! Está diferente". Tomei o espresso e pensei: "Ué! Está muito diferente!".

O motivo é que não era um Illy, claro, mas um blend que leva o nome da cafeteria. Apesar de não ser ruim - untuoso, doce e com notas de chocolate - eu estava desejoso e psicologicamente preparado para o sabor suavemente cítrico do Illy e não para o blend da casa. Mas bebi assim mesmo porque me prometeram que o Illy continuará sendo servido. Só não me disseram quando ...

Mas, assistam o trailer do filme O Segredo dos Seus Olhos.




Nenhum comentário: