quarta-feira, 31 de março de 2010

Nhoque de Mandioquinha


Ricardo Icassatti Hermano

Sempre pensando na felicidade dos seus leitores, o Café & Conversa traz hoje uma receita muito especial para vocês comemorarem a Páscoa com muito estilo e sabor, porque não dá para ficar apenas no chocolate e na fantasia de coelho né?

Como a nossa tradição cristã impede o consumo de carne no domingo de Páscoa, todo mundo corre para o peixe. Geralmente o bacalhau reina absoluto, mas há outras opções bem legais.

E foi pensando nisso que procuramos e encontramos essa receita da chef Flávia Mariotto, do restaurante Mercearia do Conde, publicada no site da revista Casa e Jardim.

Como é tradição aqui no blog, a receita é fácil de executar e bem gostosa. Você vai ter uma Páscoa de sucesso se ainda servir como sobremesa aquelas trufas da receita de ontem. Agora, mude a roupa de cama e mãos à obra.


Nhoque de Mandioquinha
4 porções


Ingredientes

- 1 kg de mandioquinha
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 gema de ovo
- 400 g de farinha de trigo
- 1 pitada de noz moscada moída (opcional)

Molho de tomate

- 520 g de tomate pelado enlatado
- 3 dentes de alho picados
- 300 g de tomates (vermelho e firme) descascados, sem sementes, cortados em cubos
- ½ maço de manjericão
- Azeite e sal a gosto


Preparo

Massa
Cozinhe a mandioquinha até ficar mole, sem deixar desmanchar. Depois de cozida, escoe e amasse com a manteiga, o ovo e os temperos, como a noz moscada. Adicione a farinha de trigo. Misture tudo com as mãos até formar uma massa consistente. Faça tiras compridas e corte em formato de nhoque, salpicando com farinha de trigo para não grudar nas mãos e na mesa.

Para cozinhar, ferva a água e coloque o nhoque cuidadosamente. Quando os pedacinhos da massa começarem a boiar, retire-os com uma peneira. O tempo na fervura também deve ser curto, para que o nhoque não desmanche.

Molho de tomate
Refogue o alho no azeite e acrescente o tomate pelado e o sal. Deixe a mistura encorpar. Na hora de servir, acrescente os cubos de tomate, o manjericão e o azeite. Acerte o sal e sirva sobre o nhoque. Decore com algumas folhas inteiras de manjericão.

Ela não vai resistir à sua mandioquinha

Nenhum comentário: