quarta-feira, 24 de março de 2010

A Música do Dia - Lágrimas Negras - Bebo Valdes & Lopes Cachao


Romoaldo de Souza

Dois gênios do jazz. Dois destinos.
Bebo Valdes, cubano de Quinvican e Lopez Cachao, natural de Havana. Ambos nascidos em 1918 estão juntos hoje, no Café & Conversa, nesta Lágrimas Negras, que outro dia já esteve em cartaz, aqui mesmo, com Valdes & Cigala.

Bebo Valdes se consagrou como "um dos gigantes da música cubana", conforme o New York Times desde os anos 50. Com a chegada de Fidel Castro ao poder em Cuba, Valdes se refugiou na Suécia ao lado do filho, o também genial pianista, Chucho Valdes.

Israel López Cachao foi muito popular em Cuba, na orquestra de Pérez Prado, o rei do mambo. É de Cachao a então inovadora idéia de jam sessions em Havana, até a chegada do regime comunista. Antes de Fidel Castro espalhar seus tentáculos nada democráticas pela Ilha, López Cachao ainda tentou criar "clubes de jazz", mas se decepcionou com as prioridades do governo castrista. Mudou-se para Nova Iorque depois tocou em Las Vegas e hoje, está com o leitor de Café & Conversa, nessa maravilhosa Lágrimas Negras.

Perceba que o baixo de
Cachao faz o papel da voz que na versão anterior é de Cigala. E, para não perder o ritmo, Café & Conversa está no Twitter. www.twitter.com/CafeConversa



Lagrimas Negras

Y aunque tu
me has echao en el abandono.

Y aunque tu
has muerto todas mis ilusiones.

En vez
de maldecirte con justo encono
en mis sueños te colmo,
en mis sueños te colmo de bediciones.

Sufro la inmensa pena de tu extravio
siento el dolor profundo de tu partida.

Y lloro sin que tu sepas que el llanto mio
tiene lagrimas negras,
tiene lagrimas negras como mi vida.

Que tu me quieres dejar
que yo no quiero sufrir
contigo me voy gitana aunqe me cueste morir




Um comentário:

Melina disse...

Essa música é demais... gosto muito e toda vez que escuto Bebo Valdes tocando, sinto como se meus dedos ficassem desesperados, querendo tocar!! rsrsrs!!!
Deveria ter continuado a estudar piano... :/

Ótimo post.