sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Música do Dia - Richland Woman Blues - Mississippi John Hurt


Como estamos em ritmo de blues e na lenta correnteza do Mississippi, a Música do Dia é dedicada ao gênero. Nada melhor que um autêntico filho da terra, tão filho que incorporou o nome do rio ao seu nome artístico. Estamos falando do lendário Mississippi John Hurt (1892-1966), guitarrista e cantor de blues que aprendeu a tocar violão aos nove anos de idade, em sua cidade natal Avalon, logicamente no estado do Mississippi.

Mssissipi John Hurt, lenda do blues

Na década de 20, Hurt tocava para os amigos e em bailes, mas tirava o seu sustento do trabalho braçal em fazendas da região. Em 1923, o guitarrista gravou um disco pela OKeh Records, que lhe acrescentou o nome "Mississippi" para incrementar as vendas. Mas, o disco foi um fracasso e a gravadora passou a enfrentar dificuldades financeiras devido à grande depressão. Hurt então voltou à Avalon para trabalhar como lavrador em terras arrendadas.

Disco relançado em 2007 pela Vanguard Records,
dentro da coletânea Vanguard Visionaries

Foi o musicólogo folclórico, Tom Hoskins, que, em 1963, localizou Hurt e o convenceu a se mudar para Washington e retomar a carreira de bluesman. No mesmo ano, o guitarrista foi muito bem recebido pelo público do Newport Folk Festival. Antes de sua morte em 1966, ele se apresentou em universidades, salas de concerto, bares e em programas de televisão, além de gravar três álbuns pela Vanguard Records. Ouça Mississippi John Hurt interpretando Richland Woman Blues. Se for esperto(a), acompanhado(a) de uma boa caneca de café e uma fatia do Bolo de Chocolate e Café do Mississippi (receita no post anterior).

Ricardo Icassatti Hermano



Nenhum comentário: