sábado, 13 de fevereiro de 2010

Café e Carnaval - Utilidade Pública


O blog Café & Conversa preza o exercício da cidadania e presta seu serviço de utilidade pública divulgando um press release do Ministério da Agricultura sobre o café como fonte de energia para os foliões. Embora não traga novidades na área, é sempre bom lembrar as qualidades saudáveis da bebida. Segue o texto:

Café: fonte de energia para o carnaval

O cafezinho de todos os dias é também uma excelente fonte de energia para os foliões neste Carnaval. Além da cafeína (substância mais conhecida), cada grão possui grande variedade de minerais, como potássio, cálcio, sódio, ferro, aminoácidos, triglicerídeos e ácidos graxos livres, além de açúcares como glicose, frutose, maltose e polissacarídeos.


O café também contém a niacina (vitamina B3) e, em maior quantidade que todos os demais componentes, os ácidos clorogênicos, que ajudam na remoção de radicais livres, reduzindo o envelhecimento precoce dos tecidos.


Energia - O consumo regular de até quatro xícaras diárias, ajuda a manter o corpo ativo, além de aumentar a sensação de bem-estar e humor. Isso porque a cafeína anula os efeitos da substância química, que causa o sono (adenosina), e otimiza os efeitos da microcirculação, que melhora o fluxo sangüíneo. O café contém de 1 a 2,5% de cafeína, que produz esse efeito estimulante.


Pesquisas - Administrado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), unidade Café, e financiado pelo Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) do Ministério da Agricultura, o Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café elabora pesquisas sobre as influências da bebida no organismo humano.


Esses estudos, de profissionais da área de saúde de países, como Estados Unidos e Japão, comprovaram, por exemplo, que o café pode fazer bem ao coração, evita a depressão, estimula o aprendizado, ajuda a controlar hiperatividade e contribuem para dietas para emagrecimento.


“Além disso, o uso farmacêutico do grão já vem sendo discutido e pode se tornar, em breve, uma realidade no mercado brasileiro”, ressalta o diretor do Departamento do Café do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Lucas Tadeu Ferreira. (Sophia Gebrim)


2 comentários:

Anônimo disse...

é mesmo, ricardo? um beijo
adriana zapparoli

Café & Conversa disse...

Ué! Você não sabia??? O café é bom pra tudo : )