quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Antídoto para o Calorão


Ricardo Icassatti Hermano

O tempo esquentou em Brasília. E não foi só na política não. O clima também esquentou e a incompetência dos barnabés ainda deixou sem ar-condicionado algumas repartições públicas localizadas na Esplanada dos Ministérios. Estamos na ante-sala do Inferno.

Mas, para tudo tem solução e o Café & Conversa é um poço de otimismo e esperança de dias melhores. Embora não tenhamos a "sorte" de comprar algo por R$ 1 e vender por R$ 200 milhões, trazemos hoje a receita de um antídoto para qualquer calor. Trata-se da Granita de Melão com Creme Chantily. As eternamente em regime que nos perdoem, mas guloseimas são essenciais.

Granita é a sobremesa mais simples e mais gostosa que existe. Não é atoa que é uma criação italiana, sendo conhecida também como Granita Siciliana. Em sua elaboração básica, utiliza apenas três ingredientes: água, frutas e açúcar. Apesar disso, não é um sorvete. É aparentada apenas, com textura de cristais de gelo. Os sabores mais tradicionais são limão siciliano, tangerina, jasmim, café, amêndoa, hortelã, morango selvagem e amora.

Na Sicília, essa granita de amêndoas é servida com brioche no café da manhã

A nossa receita leva melão e raspa da casca da laranja, mas a criatividade manda. A Granita é tradicionalmente servida em taça ou pote e é consumida com uma colher. Vamos à receita ...

Granita de Melão com Creme Chantily

Ingredientes

- 1/2 xícara de açúcar
- 1/2 xícara de água
- 1 1/2 colheres de sopa de raspas da casca da laranja
- 3 xícaras de melão cortado em cubos pequenos
- Folhas de hortelã frescas (opcional)
- Creme Chantily (melhor se feito em casa)


Preparo

Numa panela pequena, coloque o açúcar, a água e as raspas de laranja. Leve ao fogo alto, mexendo até dissolver completamente o açúcar. Reduza para fogo médio e deixe cozinhar por um minuto. Retire, passe a calda para uma panela maior e deixe esfriar.

Em um processador, transforme o melão em purê com alguma textura ainda (não completamente cremoso ou líquido). Meça duas xícaras desse purê e misture à calda de açúcar. Mexa até homogeneizar a mistura. Leve ao freezer e deixe congelar completamente, cerca de 4 horas, mexendo com um garfo a cada 1 1/2 hora. Cubra e deixe congelar.

Para servir, triture o melão congelado e alterne uma camada de melão e outra de chantily na taça ou pote até encher. No meu balde de 20 litros, deu umas 40 camadas. Em copos, a Granita fica mais ou menos assim:

Para quem gosta de comer pouco ...

Nenhum comentário: