domingo, 31 de janeiro de 2010

O Fim da Escuridão e o Retorno de Mel Gibson


Ontem a programação virou do avesso. Havia combinado com Romoaldo de voltarmos à Tradition Boulangerie, no Lago Sul, para verificarmos se houve alguma mudança em relação à forma como o café nos foi servido anteriormente.

Apesar de termos nos deliciado com as fabulosas guloseimas, os pães impecáveis e o ambiente na primeira vez que estivemos lá, desaprovamos a forma como o café era feito e até os "potinhos" em que era servido. Simplesmente nada a ver.

Na época, cobrei do dono, o francês Guillaume Petitgas, a utilização de cafeteiras do tipo Cafetière a Piston, ou French Press. Mas, a Land Rover do Romoaldo não quis colaborar e solicitou uma visita rápida à oficina. Assim, a Tradition Boulangerie foi adiada.

Também havia combinado com a filharada de almoçarmos juntos e irmos ao cinema assistir o aguardado Zombieland (ou Zumbilândia). No entanto, por um desses mistérios insondáveis, o filme estreou em São Paulo e Rio de Janeiro, mas não estreou em Brasília.

Assim, decidimos assistir outra estreia. O filme chama-se O Fim da Escuridão (Edge of Darkness) e marca a volta do ator Mel Gibson às telonas após um entrevero com a polícia em que terminou preso por dirigir embriagado e por declarações consideradas racistas. Como todos sabem, Gibson tem problema com bebidas alcoólicas. É um alcoólatra e não pode beber de jeito nenhum. Ainda bem que nunca quis ser presidente de algum país da América do Sul ...

Cartaz do filme. Sabe aquele tipo de cara que tem filha
bonita e você prefere não ser o genro dele? Pois é ...

Mas, ele voltou em seu melhor estilo, distribuindo porrada e tiros nos bandidos. O filme conta a história do detetive de homicídios da Polícia de Boston, Thomas Craven (Mel Gibson), que recebe a visita inesperada da filha Emma Craven (Bojana Novakovic). A moça trabalha numa indústria que faz pesquisa e desenvolvimento de energia nuclear para o governo americano. Tudo secretíssimo.

Bojana Novakovic, o nome é estranho, mas a moça é linda

Na mesma noite em que chega, Emma passa mal e na saída para o hospital, é assassinada a tiros na porta da casa e ao lado do pai. No começo, todos pensam tratar-se de alguma vingança contra o pai policial. Mas o velho detetive é do tipo obstinado como um Pit Bull e começa uma investigação em busca do assassino de sua filha.

Esse é o Mel Gibson que a gente gosta
Bang! Bang! Menos um bandido no mundo

Ele logo desconfia que não era o alvo do assassino e sim Emma. Sua investigação acaba chegando a escalões de governo em que vida e morte de seres humanos são apenas decisões banais. Tem até um senador pilantra cuja campanha foi financiada pela tal indústria. Imaginem só, um senador sem qualquer atributo moral. Só em filme mesmo ...

Aqui, o detetive tem uma conversinha com o patrão da filha

O filme é um excelente triller, tem direção de Martin Campbell, uma boa trama, consistência no roteiro e ótimas atuações. Especialmente do ator Danny Huston, que faz o papel de Jack Bennet, o dirigente da tal indústria e patrão de Emma, e Ray Winstone, que interpreta Jedburgh, o sujeito que todo governo tem ou gostaria de ter, um "resolvedor" de problemas. O cara que limpa a sujeira das coisas mal feitas por poderosos. Custe o que custar.

Aqui, o detetive tem uma conversinha com o namorado da filha

Bom, o Café & Conversa gosta desse tipo de filme e recomenda aos fãs do Mel Gibson e do gênero porrada+tiroteio+triller. É uma boa soma e o resultado é sempre compensador. O homem voltou na sua melhor forma. Abaixo, o trailler do filme.


Ricardo Icassatti Hermano



Nenhum comentário: