segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Música do Dia - Diablo Swing Orchestra - Balrog Boogie


Como o Romoaldo, nosso expert musical, está encrencado numa oficina reparando vazamento de óleo no carro, hoje coube a mim a tarefa de escolher e colocar a Música do Dia no ar.

A Diablo Swing Orchestra, de origem sueca, faz um delirante e original revival das antigas Big Bands, que agitaram os anos 30/40 e fizeram nossos avós chacoalhar seus jovens corpinhos nas pistas de dança. Graças a isso, estamos aqui.

O histórico da orquestra remonta a 1501, na Suécia, Diz a lenda que uma certa orquestra tinha uma musicalidade tão divina e sedutora que conseguia envolver pessoas de todas as classes sociais. A orquestra rapidamente fez sucesso e logo arrebatou uma multidão que a seguia por todo lado.

Sua reputação de enfeitiçar as pessoas também atraiu a atenção da Igreja Católica, que se referia a ela como "Orquestra do Diabo". Resumo da ópera, a Santa Inquisição condenou os pobres músicos à morte por enforcamento.

Mas, continua a lenda, uma carta foi deixada aos descendentes daqueles músicos. Nela, os enforcados pela Inquisição pediam que seus descendentes reunissem a orquestra ... Uma curiosidade. Durante a Idade Média, a nota musical "Si" era proibida. Segundo a crença da época, quem tocasse essa nota estaria invocando o Diabo. E tem gente que acha a Idade Média romântica ...

Voltando ao século XXI, os integrantes dessa orquestra não têm medo de unir Heavy Metal e Bee Bop, Swing e Rock'n Roll, Blues e Flamenco, Burlesco e Western. Como eles próprios dizem em seu site, "Músicas para amaldiçoados e delirantes".

Eles também adotaram um visual cartoon psicodélico que tem tudo a ver com o som que produzem. A orquestra ainda conta com o vocal da soprano AnnLouice Lögdlund, cantora profissional de ópera.

O resultado final é música altamente dançante e gostosa de ouvir. Animação instantânea e contagiante. Boa para agitar uma segunda-feira preguiçosa, após um final de semana entregue à gula e à luxúria. Ouçam Diablo Swing Orchestra com a música Balrog Boogie. Amém!

Ricardo Icassatti Hermano, também conhecido como Frei Kaska



Um comentário:

Unknown disse...

Interessantíssimo!! No mínimo...