quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Biscoitinho de Polvilho da Tia Nenê


Acordo hoje e encontro um presente maravilhoso, que me foi dado pela jornalista e grande amiga Mariazinha, ou Little Mary, como é conhecida lá pelas bandas de New Orleans. Uma pequena lata cheia de biscoitinhos de polvilho assados lá em Goiânia por sua Tia Nenê, acompanhada da respectiva receita. Encomenda feita especialmente para o blog Café & Conversa.

Tia Nenê é 10!

Bela maneira de retomarmos as antigas e preciosas receitas familiares de petiscos para acompanhar o cafezinho no final da tarde. Um hábito que, infelizmente, não temos mais na cidade grande. Goiânia não é mais uma cidade pequena, mas ainda conserva alguns hábitos saudáveis do tempo em que nada era descartável, inclusive valores como a honestidade.

Falando em hábitos, outro costume de cidade pequena que me agrada muito é a reutilizacão de embalagens. Especialmente as latas decoradas. E nesses dias de COP 15 (ou o que quer que seja aquela mixórdia), nada mais ecológico e sustentável que esse tipo de reciclagem que nossas avós tanto prezavam.

Rapidamente, providenciei uma caneca de café para acompanhar a degustação. Como os biscoitinhos levam raspas da casca do limão Tahiti, optei pelo Café Piatã, que tem um tom cítrico bem adocicado. Combinação perfeita. Até utilizei uma relíquia guardada a sete chaves e nove cadeados: a caneca do afamado e venerado colunista social Richard Cledeman!

Um café Piatã + biscoitinhos da Tia Nenê = Felicidade

Os biscoitos são levíssimos e estavam assados na medida certa. Quebradiços e secos, derreteram como flocos de neve ao primeiro contato com a língua quente, se transformando num creme doce e levemente cítrico que me fez salivar como um Lobisomem no cio. Algo parecido a um orgasmo inundou meus neurônios com as mais variadas sensações de prazer.

Infelizmente para vocês e felizmente para mim, comi todos os biscoitinhos : )

Comi tudo sim! E daí?

Mas, não fiquem tristes. Além da detalhada descrição da experiência gustativa, vocês receberão a receita. Como podem ver, o Café & Conversa sempre pensa primeiro em seus leitores. Vamos à receita da Tia Nenê.

Biscoitinhos de Polvilho da Tia Nenê

INGREDIENTES
- 5 copos de polvilho doce
- 2 copos de açúcar refinado
- 4 ovos
- 1 colher de sopa bem cheia de Pó Royal
- 1 colher de chá de sal
- Margarina Delícia até o ponto de enrolar
- Raspas de laranja e/ou limão Tahiti

PREPARO
Misture todos os ingredientes secos. Coloque os ovos, com gema e clara, e misture bem. Vai acrescentando margarina aos poucos e vai até dar o ponto de enrolar. O ponto perfeito é quando a massa não prega na mão. Sove bastante.

Faça em formato redondo e/ou oval. Use as costas de uma faca para riscar a superfície dos biscoitinhos. Unte uma assadeira com margarina. Arrume os biscoitinhos e leve ao forno na temperatura Médio/Alto, ou 180º. Retire do forno quando os biscoitinhos estiverem dourados, mas só retire os biscoitinhos da assadeira depois que esfriar.

Ricardo Icassatti Hermano

Nenhum comentário: