segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Julie & Julia


Domingão agitado. Café da manhã e avaliação no Tradition Boulangerie, postagem no blog, Mengão sem Adriano enfiando 2 no Corínthians com Ronalducho. No final da tarde início de noite, cineminha porque ninguém é de ferro.

Rumo ao Hexa!

Little Mary e eu fomos assistir o filme Julia & Julie, baseado em livro homônimo. Mas, o meu dia cinematográfico começou ainda na cama, antes de me levantar definitivamente. Sou extremamente lento domingo de manhã. Assisti na SKY o filme O Menino do Pijama Listrado.

O filme húngaro conta o encontro e a posterior amizade entre dois meninos com mais ou menos a mesma idade. Um é alemão o outro é judeu. O alemão é filho de um militar nazista que está no comando de um campo de extermínio. O judeu é prisioneiro neste campo. O nome do filme vem do uniforme listrado do prisioneiro.

A face nua e crua do fascismo

Mais não conto, porque quero recomendar este filme a todos aqueles que acham bonito e apropriado o presidente Lula receber fascistas em nosso país como se fossem amigos e irmãos. Recomendo este filme a todos aqueles que acham bonito e justificável trazer ao Brasil preconceitos e ideologias estranhas à nossa cultura e desde sempre abominadas. Também recomendo este filme a todos aqueles que acreditaram na conversa de "necessidade comercial" com um país de quem compramos pistache e tapetes. Ainda dedico este filme a todos aqueles que queiram saber o que é o fascismo, o mal que causa e como ele se entranha numa sociedade. O filme está disponível em DVD nas locadoras. Assistam.

Terminei de assistir o filme e procurei meu filho mais velho, Pablo, e pedi que assistisse também. Disse a ele que poderia entender porque e contra o que seu pai luta tanto e há tanto tempo.

Já o filme Julia & Julie é uma história real sobre o amor de duas mulheres pela culinária francesa do tempo em que manteiga não era pecado. Julie, interpretada pela gatíssima Amy Adams, é uma moça comum, moradora de Nova Iorque, que resolve ter um blog. Após pensar muito sobre o que deveria escrever, seu marido sugere a comida, uma vez que ela gosta de cozinhar.

Filme delicioso!

Julie resolve então escrever sobre as agruras e felicidades ao se lançar o desafio de, em um ano, executar todas as receitas de um famoso livro de culinária francesa escrito por Julia Child, o Mastering the Art of French Cooking. Esse blog fez um tremendo sucesso e virou um livro, que deu origem ao filme.

Amy Adams: talento e beleza juntos. O talento é da lagosta.

Assim, viajamos por uma imensidão de comidas maravilhosas e situações engraçadas. O cinema se enchia de gemidos a cada prato. Julia Child, interpretada pela magnífica Meryl Streep, era casada com um diplomata e foi morar em Paris logo após o final da II Guerra Mundial, em 1949. Sem ter o que fazer e após uma tentativa frustrada na área de chapelaria, ela resolveu cursar nada menos que a escola de culinária Le Cordon Bleu. Em seguida, juntou-se a duas amigas e escreveu o livro que lhe deu fama. Seu sonho era ensinar as donas de casa americanas a cozinharem direito.

Essa mulher é demais, Meryl Streep

Recomendo também a todos aqueles que acham que aquela propaganda contando uma história fictícia da vida do Lula, é um filme.

Abaixo, o trailler de Julie & Julia.



Nenhum comentário: