terça-feira, 17 de novembro de 2009

Destrinchando a cumbierita intelectual


O leitor Fábio Penteado disse que está perdendo os cabelos para entender o que o Café & Conversa quis dizer com os comentários da Música do Dia, desta terça-feira.

Vamos lá, como dizia um ancestral britânico: "vamos por partes".

Cumbiera Intelectual é uma sátira do cantor argentino Kevin Johansen a uma dançaria de cúmbia que decorou nomes e cada vez que ele puxava um assunto, enquanto dançavam “en una bailanta todo apretado” - uma boate lotada de gente - ela ia falando de (Sigmund) Freud, Simone de Beauvoir, (George) Gershwin.

A cumbierita, aluna de Letras e Filosofia, ao menos tinha bom gosto, Fábio. Você pode imaginar o que seria você sair para dançar pagode, num inferninho desses da vida, com uma “intelectual”, no seu ouvindo falando de Paulo Coelho, do filme de Lula, Sarney, Romário, cantarolando Zezé di Camargo?

Acho que a cumbiera de Johansen é mais ‘instruída’.

Bom, Fábio Pentenado! Por fim, cúmbia é a música típica da Colômbia. Manifestação popular que surgiu nos guetos das grandes cidades, chegou a Venezuela, México, Argentina. Atravessou o oceano e também tem forte influência nos ritmos da América Central. A sensualidade da música colombiana está bem mostrada nesse filme. Acesse e escreva de novo.

Romoaldo de Souza


Nenhum comentário: