quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Bolão da Dona Nair, sogra da Lourdes


Além de ser uma cidade linda, bucólica e progressista, Pedralva é uma usina de receitas maravilhosas e perfeitas para acompanhar uma boa xícara de café passado na hora. Localizada ao Sul das Minas Gerais e encravada nas montanhas que produzem um dos melhores cafés do Brasil, a cidade guarda com carinho sua tradição culinária, que se aliou ao café com maestria. Para nossa felicidade, é claro.

Pelas mãos da jornalista Raíssa Abreu chega ao Café & Conversa mais uma dessas receitas de família, guardadas a sete chaves e passadas de mãe para filha há gerações. Essa receita é da seara da Dona Nair, sogra da Lourdes. É assim que as pessoas se identificam no interior. Lá todo mundo é filho de alguém. Meu pai, por exemplo, era o Manduquinha da Dona Arcângela. Eu sou o Ricardo do Manduquinha e por aí vai. Essas referências acabaram me dando uma saudade danada da minha querida avó ... snif!

Mas, vamos à receita do famoso Bolão da Dona Nair, sogra da Lourdes. Infelizmente, não temos fotos, mas se você fizer e quiser enviar suas fotos, o blog agradece.

INGREDIENTES
- 1 copo de farinha de trigo
- 1 copo de fubá
- 1 copo de açúcar
- 1 copo de leite
- 3 ovos
- 1 colher de margarina
- 1 colher (de doce) de fermento em pó Royal

PREPARO
Bata o açúcar com a margarina. Junte as gemas dos ovos. Aos poucos, vá adicionando o fubá e a farinha de trigo. Misture bem. Em seguida e também aos poucos, acrescente o leite, o fermento e as claras batidas em ponto de neve. Coloque a mistura numa fôrma untada e leve ao forno a 180º por cerca de 40 minutos.

Aqui também vale a recomendação da Raíssa: fique de olho no forno. No interior, o povo faz as receitas no olho e baseada na experiência. As medidas, como você já deve ter notado, são diferentes das padronizadas que utilizamos por aqui. Quem ainda tem avó, é bom consultá-la.

Ricardo Icassatti Hermano

Nenhum comentário: