domingo, 8 de novembro de 2009

Armazém do Café, como será o espresso?


Comprei a Veja Rio na minha rápida passagem pela cidade, na semana passada, e decidi conferir, por recomendação do Café & Conversa, o vitorioso na categoria café espresso.

Abri a revista e fui direto saber qual seria meu destino: Armazém do Café. Foi a segunda vez que a casa, aberta em 1997, foi premiada. A loja oferece oito tipos de café, cultivados em São Paulo, Minas Gerais e Bahia. Entre eles está o blend exclusivo da casa, que serve de matéria prima para os demais.

Fui à loja de Ipanema no meio da tarde. Pedi, naturalmente, o tal blend exclusivo. Percebi, ao servirem um cliente que estava ao meu lado, que não traziam água com gás. Por isso, vi-me obrigado a pedir uma garrafa. Veio o café, estava bem tirado, cremoso. Mas o aroma já denunciava que o café não seria uma maravilha.

O espresso parecia ter algumas lacunas, alguns vazios de sabor. Era como se houvesse um grão verde no meio dos torrados. Enfim, não gostei.

Pensei até em provar outro café, mas não estava muito interessado em ouvir as histórias das funcionárias do Armazém, que discutiam as tatuagens que uma havia feito dias antes. Também não achei agradável ver que faziam piadas com as clientes assíduas:

- Lá vem ela -, dizia uma em tom de ironia à outra.

Voltei à Veja para saber afinal como o melhor café do Rio de Janeiro poderia ser aquele. Daí veio minha surpresa. Os dez convidados pela revista votaram em sete estabelecimentos distintos.

O Armazém do Café foi eleito com três votos. Houve quem votasse no Starbucks, algo impensado para mim. Fui ver ainda quem eram os jurados e me surpreendi ao ver que Ana Maria Braga estava no rol das eminências que indicariam os melhores estabelecimentos do Rio. Aí entendi tudo.

Felipe Recondo

Um comentário:

Anônimo disse...

Hahaha ! Típico...nunca entendi essa mania carioca (acho) de tirar sarro dos clientes no instante em q eles viram as costas...acho q faz parte da "ispeirtice": o otário me paga e eu ainda faço graça em cima dele...triste...