sábado, 31 de outubro de 2009

Substitutos


Ricardo Icassatti Hermano

Os fãs de filmes de ficção científica são uns chatos. Sei disso porque sou um deles. Prestamos atenção nos mínimos detalhes e cobramos coerência científica. Não importa se o que é mostrado é possível ou não, mas o embasamento científico tem que ser convincente. Queremos que o filme seja uma janela para vislumbrarmos o futuro ou um dos futuros possíveis.

Com essa expectativa fui assistir o filme de ficção científica "Substitutos". Estrelando o velho e manjado Bruce Willis, que não deixa de ser um ator bom para esse tipo de filme e uma garantia de blheteria, e a estonteante atriz britânica Rosamund Pike.

Cartaz do filme

A história é de um futuro em que os humanos ficam em casa e interagem com o mundo através de andróides - os tais substitutos - quase indestrutíveis, que são pilotados como um video game. Esses substitutos podem ser uma cópia melhorada da pessoa ou uma figura completamente diferente. Um mundo só de gente bonita e jovem. Ninguém quer ser quem é. Nada a ver com a realidade ...

Esses substitutos assumem o lado, digamos, chato da vida, que é trabalhar e produzir, e o lado perigoso de correr todos os riscos naturais. Mas também proporcionam prazeres como a realização de fantasias antes impossíveis. Certamente foi inspirado nas salas de bate-papo da internet, onde cada um assume a personagem que quiser.

Há uma cena engraçada, em que agentes do FBI descobrem o ser humano real por trás de uma linda andróide substituta que foi "morta". Era um sujeito de meia idade, feio, careca e balofo.

Os seres humanos são naturalmente voltados para o ócio e o lazer. Só gosta de trabalhar aquele que vê o trabalho como diversão. O futuro do filme é bem provável e já foi tema de outro filme em desenho animado, "WALL E", onde os seres humanos vivem uma vida preguiçosa e virtual em espaçonaves, enquanto um simpático robozinho é que faz o trabalho pesado de dar um jeito no lixo do mundo.

Mas, aí vem a chatice do fã que percebe as falhas "técnicas" do filme. Será que no futuro os computadores serão os mesmos de hoje, com teclados, mouses e monitores de LCD? Pior. Será que o sistema operacional utilizado ainda será o DOS, quando temos os fantásticos Mac da Apple? Será preciso digitar comandos quando até telefones celulares já disponibilizam comando de voz?

Os computadores continuam os mesmos, mas os meus cabelos ...

E os automóveis? Gasolina ainda? Se foi possível desenvolver uma fonte de energia para manter andróides funcionando o dia inteiro, porque os automóveis não são abastecidos pela mesma bateria? E a andróide fazendo um espresso? Pra quem?

O filme é bom. Puro entretenimento para quem gosta de ação e efeitos especiais. Mas, para nós, os chatos fãs do gênero, a diversão é apenas encontrar as falhas. O que não deixa de ser legal também. Além disso, o filme tem a Rosamund Pike ...

Fala sério ... (suspiro)


Nenhum comentário: